TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Humano

Trabalho Universitário: Comportamento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 2

Hoje, a cidade de Joaçaba é considerada pólo político, educacional e econômico do meio-oeste de Santa Catarina. A cidade teve como base de sua economia, no início, a extração da madeira e a comercialização da erva-mate. Após a consolidação da colonização no local, os moradores, agora fixos, passaram a desenvolver, também, a agricultura. Mais tarde, começaram a surgir pequenas indústrias de equipamentos agrícolas. Atualmente, o município possui um diversificado parque industrial, e o comércio na cidade é outro importante fator econômico. O município desenvolveu-se muito no setor de produção metal-mecânica, de processamento da madeira e de industrialização de produtos alimentícios. Nas últimas décadas se firmou como cidade universitária e pólo regional em saúde, serviços e eventos.

Joaçaba oferece a seus moradores um razoável nível de vida. A taxa de mortalidade infantil está abaixo da média estadual, que é de 16,6 a cada mil nascimentos, e a esperança de vida chega aos 76 anos. O analfabetismo também se encontra abaixo da média de Santa Catarina, que é de 6,62%, e quase 100% da população têm acesso aos serviços básicos como energia elétrica, água encanada e coleta de lixo. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) municipal é de 0,866.

O turismo é fortemente marcado pela localização. As cidades em seu entorno possuem forte potencial turístico, e Joaçaba é sede das principais entidades turísticas da região, pois se privilegia por sua localização estratégica. A alta variedade do comércio local é uma das características exploradas por Joaçaba para atrair os turistas que visitam as cidades vizinhas. Mas, acima de tudo, Joaçaba é conhecida pelo turismo de eventos e festas. A cidade é famosa por realizar um dos melhores carnavais de rua do sul do país. O município aposta na diversidade e riqueza do seu comércio e na realização de grandes eventos para atrair os turistas. Todos os anos, no mês de fevereiro, mais de 20.000 fiéis reúnem-se para a Romaria de Frei Bruno, que viveu na cidade onde é considerado santo, porém seu processo de canonização ainda está em tramitação no Vaticano. Vários outros eventos e atrações trazem turistas ao município: o Campeonato Estadual de Automobilismo; a Festa do Colono, as atrações no Teatro, a visitação ao Monumento Frei Bruno e o Festival de Dança.

Joaçaba preserva os costumes dos seus colonizadores com o incentivo a grupos culturais, escolas de samba, música, dança, teatro, artes plásticas, pintura em porcelana e artesanato, inclusive os renomados produtos “Tranças da Terra”, artesanato em palha de trigo, produzido em forma de cooperação, resgatando uma antiga tradição. Quem vai a Joaçaba pode viajar pelo mundo da arte visitando os ateliês de artistas locais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com