TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO

Por:   •  24/5/2017  •  Monografia  •  1.892 Palavras (8 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TÉCNICA

“TALMO LUIZ SILVA”

FRANCIELY IGNÁCIO GOMES

THAIS AMANDA GRIPPA

A MOTIVAÇÃO COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO

JOÃO NEIVA

2015

FRANCIELY IGNÁCIO GOMES

THAIS AMANDA GRIPPA

A MOTIVAÇÃO COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO

Trabalho apresentado à Prof. Dankely M. Gripa Batista para obtenção de nota parcial da disciplina Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso.

JOÃO NEIVA

2015

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA E APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA        4

2        HIPÓTESE        5

3        OBJETIVO        6

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

4        JUSTIFICATIVA        7

5        REFERENCIAL TEÓRICO        8

5.1 MOTIVAÇÃO        8

5.1.1 Motivação no coletivo        8

5.2 TREINAMENTO        9

5.3 CRESCIMENTO PROFISSIONAL DO FUNCIONÁRIO        10

6        METODOLOGIA        11

7        REFERÊNCIAS        12


  1. INTRODUÇÃO

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA E APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA

         O presente trabalho aborda sobre de que forma a motivação pode influenciar o comportamento das pessoas no trabalho. O tema é de grande importância, pois atualmente a maioria das empresas, independente de serviço e atendimento, buscam investir em potencial humano melhorando o comportamento dos colaboradores e aumentando o nível de satisfação destes com a empresa e têm como aliado a motivação que é considerada uma das forças impulsionadoras do comportamento humano no trabalho.

A partir do momento que o funcionário percebe que o crescimento da organização é também o seu crescimento, o comportamento sofre mudanças. Os funcionários se sentem motivados, dominam seu trabalho e realizando-o com competência, procuram ser inovadores, incentivam uns aos outros a trabalhar melhor e com maior satisfação.

De fato, as ações motivacionais ocorrerão através de reconhecimento, elogios, objetivos bem definidos, metas, aperfeiçoamento profissional constante, participação, incentivo, avaliação de esforço, e o conjunto destas ações justificam as mudanças significativas no comportamento humano do trabalhador, aumentando a produtividade e gerando mais lucro para a organização.

Como objetivos deste estudo será destacado como a motivação pode ser uma ferramenta que deve ser modificada, gerando o desejo de permanência e a melhoria do desempenho e da produtividade para uma organização e é possível sustentar o crescimento da produtividade do trabalho para assim, diminuir a vulnerabilidade na organização. É fundamental que a empresa adote uma nova estratégia para o crescimento da produtividade.

        Diante do exposto este trabalho apresenta o seguinte problema: como aumentar a produtividade de um funcionário através da motivação?


  1. HIPÓTESE

É essencial a empresa estar determinada a motivar os funcionários para ter produtividade com êxito e ter condições de valorizar as equipes de trabalho, assim obter retorno para que possa ter o crescimento da organização e oferecer o status que todos buscam para terem o moral elevado e buscar sempre o sucesso.

As empresas têm como objetivo inovarem cada vez mais, aumentando o grau de satisfação tanto dos funcionários quanto das empresas. Tendo a motivação como aliada é possível trazer para a organização o aperfeiçoamento constante, a participação, o incentivo, a auto avaliação no trabalho, no comportamento humano e no profissional gerando lucros.

Se a empresa motivar seu funcionário dando a ele treinamento e oportunidade de crescimento profissional, terá como meta a produtividade.


  1. OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo mostrar como a motivação influencia aos seus funcionários para colaborarem com o crescimento da empresa.

Para que haja motivação é necessário que o departamento de recursos humanos e os líderes de forma geral contribuam para que os funcionários se sintam essenciais no processo de desenvolvimento da organização. A motivação é uma forte estratégia na proposta do comprometimento dos funcionários nos empreendimentos. Indivíduos motivados apresentam um padrão de comportamento de acordo com as expectativas geradas pela função.

Através de uma boa estratégia aliada à motivação, inovação, comunicação, criatividade, as pessoas passam a ter os mesmos objetivos, colaborando para o desenvolvimento da empresa, adquirindo diferenciais competitivos para a mesma e consequentemente o aumento da sua produtividade.

   3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Para ter o máximo de produtividade de um funcionário dentro de uma organização se faz necessário:

  1. Destacar como a motivação pode influenciar na produtividade o desempenho profissional.
  2. Promover treinamentos específicos à determinada função a ser exercida.
  3. Como é relevante a empesa influenciar o crescimento profissional do funcionário.


  1. JUSTIFICATIVA

A motivação tem como objetivo influenciar o funcionário no trabalho para melhor produtividade, trazendo benefícios e crescimento para a organização. Tem a grande importância de motivar e impulsionar um profissional a participar e aperfeiçoar o comportamento humano, tendo com meta o crescimento profissional e aumento na produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (118.1 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com