TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informática

Por:   •  5/11/2015  •  Dissertação  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

FACULDADE DE SAÚDE E CIÊNCIAS DA VIDA

BACHARELADO EM PSICÓLOGIA

JOÃO AUGUSTO APARECIDO NETO, 36

GABRIELA ALINE NUNES SOBRINHO, 44

RELATÓRIO DE COMPORTAMENTAL I: SUPRESSÃO CONDICIONADA

ITU

2015

JOÃO AUGUSTO APARECIDO NETO

GABRIELA ALINE NUNES SOBRINHO

RELATÓRIO DE COMPORTAMENTAL I: SUPRESSÃO CONDICIONADA

Trabalho Comportamental i, do curso de Bacharelado em Psicologia, da Faculdade de Saúde e Ciências da Vida, apresentado como exigência parcial do segundo bimestre, do segundo semestre de 2015 sob orientação do professor Ms. André Sanchez

ITU

2015

  1.  MÉTODO

  1. SUJEITO

Rato albino ingênuo

  1. INSTRUMENTOS E MATERIAIS

O instrumento usado estava em um microcomputador com um software de nome “Sniffy”, que é uma réplica fiel a um rato ingênuo real.

Simulador virtual da Caixa de Skinner, a caixa retangular, três paredes escuras e um vidro onde é possível observar e estudar o comportamento do sujeito. No canto superior direito da “parede maior” há um alto falante, seguido dela um pouco para baixo um comedouro onde em cima dele encontra uma barra, quando apertada dispensa comida por um canal, e, ao lado dela, um bebedouro, por onde sai água.

Para a realização das anotações foram utilizados um caderno, uma lapiseira e uma borracha. O orientador possuía um computador com os mesmos atributos dos computadores dos alunos, conectado em um projetor, para que os alunos pudessem observar os exemplos feitos por ele.

  1. PROCEDIMENTOS

Os procedimentos utilizados nesse experimento foram os seguintes: Após a chegada dos alunos no local do experimento, foram tirados os materiais para anotações, foi ligado o computador e o software Sniffy foi aberto. Após a apresentação do software, os alunos iniciaram o processo experimental, sendo esse a reprodução de um experimento de nome “supressão condicionada”

.

  1. SUPRESSÃO CONDICIONADA

Este experimento foi realizado com o objetivo de ilustrar e exemplificar o fenômeno de supressão condicionada. Este fenômeno consiste no padrão de comportamento do indivíduo mediante a um pareamento de estímulos, no qual um estímulo neutro (luz ou som) é pareado com um estímulo aversivo (choque elétrico), sendo que o estimulo neutro passa a ser um estímulo condicionado aversivo. O estímulo primeiramente neutro vem antes do estimulo aversivo, e continua presente por 30 segundos até que ocorra o estimulo aversivo.

O comportamento do sujeito já tinha sido modelado anteriormente, e o comportamento de apertar a barra já vinha sido muito reforçado.

O experimento foi dividido em 10 tentativas, para que se pudesse observar a mudança do padrão comportamental do indivíduo ao decorrer das tentativas. Foram registrados os comportamentos de apertar a barra durante a execução do estímulo (incondicionado na primeira tentativa e condicionado nas tentativas seguintes) “luz”, e estes registros são chamados de “Pré CS”, e também foram registrados os comportamento de apertar a barra do sujeito após o pareamento de estímulos e após o estímulo incondicionado (luz) obter um caráter aversivo por meio deste, que é chamado de “During CS”. O software também registra em uma unidade de medida própria, chamada “Frozen”, que consiste no período em que o sujeito fica paralisado, registrado numericamente.

Para inicio do experimento, os alunos selecionaram a aba “Experiment” e nela, selecionaram a opção “Desining Classical Conditioning Experiment”, e foi desabilitada a opção “tone” e foi selecionada a opção “Light”. Na aba Present Each Trial Type, o número, que antes era 1, foi mudado para 10, fazendo com que o experimento fosse dividido em 10 etapas.

  1. RESULTADOS

Esta foi a primeira tentativa do experimento e não foi registrado o “Frozen”, pois não havia ocorrido o pareamento de estímulos pelo sujeito, portanto o som era um estímulo neutro, não ocorrendo assim o comportamento de “paralização” do sujeito.

Os resultados das tentativas, nas instâncias “Pré CS,” “During CS”, e “Frozen” é relatada na seguinte tabela:

N° de Tentativas

Pré CS

During CS

Frozen

1

9

10

0

2

10

7

96

3

10

3

89

4

9

5

93

5

9

2

152

6

4

5

164

7

3

1

219

8

7

0

196

9

9

2

202

10

5

0

228

2.1. TENTATIVA 1

Na primeira tentativa, os resultados já disponíveis na tabela anterior podem ser melhor relatados no gráfico a seguir:

[pic 1]

No “Pré CS”, o sujeito apertou a barra 9 vezes, no “During CS” o sujeito apertou a barra 10 vezes.

2.2. TENTATIVA 2

Os resultados da segunda tentativa podem ser mostrados nos gráficos a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (344.8 Kb)   docx (192.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com