TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituto de Ciências Humanas

Por:   •  4/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

CURSO DE PSICOLOGIA

 

Bruna Araújo Silva - RA: C254DI-0

Neander Gustavo Cardoso Moral - RA: C35990-4

PROJETO OFICINAS X

RANGEL -Santos  

2018  

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

CURSO DE PSICOLOGIA

 

Bruna Araújo Silva - RA: C254DI-0

Neander Gustavo Cardoso Moral - RA: C35990-4

 

 

Projeto de Oficinas de Criatividade apresentado para a Assistência à Infância de Santos Gota de Leite, sob orientação da Prof. Andrea Regina Soares Poppe

 

 

 

 

RANGEL -Santos  

2018  

RESUMO

 SILVA, B.A.; MORAL, N.G.C.; POPPE, A.R.S. (Orientadora). Projeto Oficinas X, UNIP – Universidade Paulista. Campus Rangel, 2018

         O presente projeto foi elaborado para a disciplina Práticas Psicológicas em Contexto Específico como parte do estágio regular supervisionado da Universidade Paulista tendo como atividade prática a aplicação de Oficinas para adolescentes participantes dos projetos sociais e filhos de colaboradores da Assistência à Infância de Santos Gota de Leite para o aprimoramento dos estudantes de Psicologia do 9º/10º semestre e aquisição do título de graduação.

                        A aplicação das oficinas serão na Clínica de Saúde UNIP na cidade de Santos com o devido suporte teórico para uma intervenção que englobe práticas de ações coletivas que auxilie na possibilidade de descoberta e apropriação de potências, buscando de uma forma ampliada e crítica desenvolver autonomia em um local de autoexperimentação.

 

 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................05

2 APRESENTAÇÃO.............................................................06

3 OBJETIVOS......................................................................07

4 METODOLOGIA................................................................08

PARTICIPANTES..................................................................08

INSTRUMENTOS ................................................................08

CRONOGRAMA...................................................................08

            RESULTADOS ESPERADOS

           AVALIAÇÃO

           CONSIDERAÇÕES FINAIS

           REFERÊNCIAS

  1. INTRODUÇÃO

As Oficinas de Criatividade tem ganhado espaço em instituições como novas modalidades de ações coletivas para prevenção e promoção de saúde mental. De acordo com Andrade (2000), Jung iniciou a aplicação de expressões artísticas como parte de tratamentos psicoterápicos pois através da criatividade, um elemento inato da psique, pode ser conquistado uma estruturação do indivíduo, pois integrando elementos tanto conscientes como inconscientes é possível através da experimentação e projeção obter uma visão mais completa de si mesmo.

Para concluir a graduação no estágio regular em Práticas Psicológicas em Contexto Específico, as Oficinas de Criatividade foi escolhida por ter uma abordagem terapêutica que abrange a coletividade e auxilia a resolução de conflitos, onde o participante é estimulado a compartilhar tanto sua criação quanto o significado correspondente do material projetado.

Segundo Schmidt e Ostronoff (1999), as oficinas de criatividades auxiliam a comunicação entre as pessoas o olhar para o eu interno, possibilitando a criação de elementos que abrangem tanto a experiência pessoal de cada participante quanto a coletiva, sendo de responsabilidade do oficineiro, o planejamento das oficinas de acordo com as necessidades de cada grupo.  

  1. APRESENTAÇÃO

Para a aplicação do projeto foi realizado um convite para os adolescentes dos projetos sociais e filhos de colaboradores da Assistência à Infância de Santos Gota de Leite de Santos, uma instituição do terceiro setor que atende a população em situação de vulnerabilidade social na cidade de Santos com uma creche e  projetos sociais como: Programa “Gota Digital” para crianças de seis a quatorze anos; o projeto “Musicalidade na Gota” com aulas de violão e percussão para crianças e adolescentes de oito a dezessete anos; O projeto “Gotas no Judô” com atividade esportiva para crianças e adolescentes de seis a quatorze anos; O projeto “Gota Rosa” que visa formação e autonomia de pessoas entre dezessete e cinquenta e nove anos com aulas de artesanato e corte e costura; e o atendimento na creche e na escola de educação infantil para crianças de sete meses a seis anos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com