TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Instituto de Ciências Humanas

Por:   •  26/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.199 Palavras (9 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Disciplina Psicologia Ciência e Profissão

CONTEXTO PESQUISA

Anna Julia Vergani Barbosa                                RA: N427BE-1

Edilaine Cristina Fernandes                                  RA: D90887-1

Laila Vitória Pizeta Bragagnolo                           RA: N461JG-0

Lara Alves Moreira Malfatti                                RA: N4349D-4

Leonardo Carvalho da Silva                               RA: N4434G-1

Campus Vargas – Ribeirão Preto

2019

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Disciplina Psicologia Ciência e Profissão

Anna Julia Vergani Barbosa                                RA: N427BE-1

Edilaine Cristina Fernandes                                  RA: D90887-1

Laila Vitória Pizeta Bragagnolo                           RA: N461JG-0

Lara Alves Moreira Malfatti                                RA: N4349D-4

Leonardo Carvalho da Silva                               RA: N4434G-1

CONTEXTO PESQUISA

Trabalho de Campo desenvolvido como condição para aprovação na Disciplina Psicologia Ciência e Profissão, sob a orientação da Profª. Ms. Jaqueline Rodrigues da Cunha

Campus Vargas – Ribeirão Preto

2019

RESUMO

Os alunos BARBOSA, A.J.V. ; BRAGAGNOLO L.V.P. ; FERNANDES, E.C. ; MALFATTI L.A.M. e SILVA, L.C. , orientados pela Profª. Ms. CUNHA, J.R. na disciplina de Psicologia Ciência e Profissão , fizeram entrevistas com três psicólogos que atuam no contexto da pesquisa e através de perguntas relacionadas aos temas sobre o campo de atuação, população atendida, formação profissional e mercado de trabalho sendo coletados dados de quais atividades cada pesquisadora realiza, como se interessou nessa área, onde é realizada a pesquisa, se existe financiamento ou não , quais profissionais também estão envolvidos em seus trabalhos, como acontece a publicação dos resultados obtidos, se é satisfatório atuar nesse contexto, quais são os sujeitos da pesquisa, qual a imagem que o pesquisador tem, as contribuições que ele faz para a sociedade, como precisa ser a formação para se tornar um pesquisador e sobre a remuneração. Através dessa coletânea de dados foi possível chegar no objetivo que foi de conhecer melhor sobre o contexto da pesquisa e assim concluir que essa área é indispensável pois a psicologia não é uma ciência pronta ou exata, mas ela está se formando e a aquisição de conhecimento é fundamental e não pode parar, porém, infelizmente a remuneração não é suficiente o que deixa os profissionais um pouco insatisfeitos já que algumas pesquisas não chegam a receber financiamento, mas felizmente essas pesquisas são sustentadas por profissionais que amam sua carreira e entendem a necessidade da gênese de novos conhecimentos para auxiliar colegas de profissão e consequentemente promover o bem estar da população.

Palavras-chave: Pesquisa, Remuneração, Satisfação.

SUMARIO

  1. INTRODUÇÃO ................................................................................         5
  2. PROCEDIMENTOS ........................................................................         6
  3. ANÁLISE DOS DADOS .................................................................         7
  4. CONCLUSÃO .................................................................................        11

REFERÊNCIAS .............................................................................         12


1         INTRODUÇÃO

Um psicólogo que trabalha no contexto da pesquisa, é responsável por “produzir conhecimento novo ou confirmar, ampliar e aprofundar conhecimento já produzido anteriormente” (apostila de PCP , primeiro semestre). Essa atividade pode ser realizada por psicólogos de todos os contextos visto que a todo momento o psicólogo está exposto a pessoas diferentes, viventes de situações diferentes e por tanto é necessário sempre estar revisitando o conhecimento já produzido e se houver a necessidade, produzir um novo conteúdo.

Nós, alunos do primeiro semestre de psicologia tivemos a oportunidade de entrevistarem três psicólogos que trabalham nesse contexto, da pesquisa, assim tomamos conhecimento de como é essa realidade para o pesquisador ao entrevistar três deles através de quatro grupos de perguntas. Nosso objetivo foi conhecer melhor essa área de atuação do psicólogo que é tão pouco vista devido ao pouco financiamento recebido mas que possui valor indescritível para todos os outros contextos de atuação já que a pesquisa é onde acontece a gênese de novos conhecimentos.

Por tanto, a partir desse trabalho queremos levar os leitores ao conhecimento gratificante de ser um psicólogo que trabalha no contexto da pesquisa, ainda que os entrevistados tenham relatado que não é possível trabalhar apenas com a pesquisa indicando outros contextos de atuação em que eles também exercem para terem outras fontes de renda.

2        PROCEDIMENTOS

A entrevista com o indivíduo A foi realizada em uma sexta-feira dia 12 de abril, às dez horas e trinta minutos, no seu contexto de trabalho, um hospital público de Ribeirão Preto pelos alunos Laila V. P. Bragagnolo, Lara A. M. Malfatti e Leonardo Carvalho da Silva. Já o indivíduo B foi entrevistado em uma terça-feira dia 16 de abril, às onze horas e trinta minutos, em um de seus contextos de trabalho, uma instituição particular de ensino superior de Ribeirão Preto pelos alunos Anna Julia V. Barbosa, Lara A. M. Malfatti e Leonardo Carvalho da Silva. O indivíduo C foi entrevistado em uma segunda-feira dia 29 de abril, às 10 horas, em um de seus contextos de trabalho, uma instituição particular de ensino superior de Ribeirão Preto pelos alunos Laila V. P. Bragagnolo e Leonardo Carvalho da Silva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com