TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interpretação dos sonhos

Por:   •  29/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

A INTERPRETAÇÃO DE SONHOS

Freud atribuía ao sonho a função de revelar o inconsciente, que também poderia revelar os desejos reprimidos. Para o mesmo, o sonho era pessoal, porque era uma linguagem da mente de forma censurada de cada pessoa.

Ele fala do Édipo que significa o desejo de morte do filho em relação ao pai e da filha em relação a mãe.

A melhor forma de estudar um neurótico é pelos sonhos. Um dado importante é que não há diferença entre um sonho de uma pessoa com neurose e uma pessoa normal.

SENTIDO E INTERPRETAÇÃO

Para Freud o sonho tem realmente sentido e o método cientifico de ser interpretado. Sendo que a interpretação é feita através da associação do mesmo. Ex: quando o indivíduo sonha ele conta o sonho, e quando é interrogado, o mesmo passa a associar algo da própria vida de forma natural; e o conteúdo do sonho é o que tem o significado sobre o indivíduo, principalmente sonhos repetitivos.

ELABORAÇÃO ONÍRICA E INTERPRETAÇÃO

Para Freud a elaboração Onírica é um processo em que consiste na passagem do sonho. Quando o mesmo chama de deformação ou recalque isto porque é o conteúdo do inconsciente. Ex.: como as fantasias etc... Sendo que ocorre nos sonhos dos adultos. Ele fala que os sonhos infantis não necessitam de interpretação pois são realizações de desejos.

SOBREDETERMINAÇÃO E SUPERINTERPRETAÇÃO

O conteúdo de um sonho tem vários sentidos e significados, o mesmo não se esgota numa interpretação. Um individuo pode ter um sonho com várias interpretações possíveis.

Assim, o sentido do sonho não se extingue numa única interpretação.

O SIMBOLISMO NOS SONHOS

O simbolismo é compreendido pela representação das relações dos fatos e ideias que se expressam através dos símbolos no sonho. Ele tem um papel importante no sonho que representa a realidade do indivíduo. Em que o mesmo se adapta a cultura através dos dados. É difícil de ser entendido por si só porque é fruto do inconsciente trazendo sentido amplo de representações de figuras relacionadas ao pensamento simbólico, sendo que há um papel importante no simbolismo sugestivo ao sonho.

O CAPÍTULO VII E A PRIMEIRA TÓPICA

Freud abordou a personalidade empregando um modelo genuinamente psicológico sem associação nenhuma com o fisiológico. Freud disseminou a ideia de que a personalidade deve ser entendida como um aparelho psíquico e não mais neurológico. Essa primeira percepção da personalidade como aparelho psíquico recebeu o nome de “Primeira Tópica”. A primeira tópica Freudiana supunha três instâncias ou sistemas diferenciados: o Inconsciente, o Pré-consciente e o Consciente. Esse aparelho psíquico é marcado por conflitos entre essas instâncias e é norteado no sentido progressivo-regressivo.

OS SISTEMAS ICS, PCS E CS

Freud nomeou de aparelho psíquico, para organizar em sistema o que está organizado na mente. Como: consciente é o presente, pré-consciente é o que passa e pode ser recuperado, e inconsciente é desde o nascimento. Freud chama de primeira tópica porque sair do consciente para o inconsciente. Sendo que as funções cognitiva, perceptiva e motoras e processam no inconsciente.

REGRESSÃO

A regressão não acontece apenas nos sonhos e nas alucinações. Ela está presente também no estado de vigília, no qual se verifica um movimento retrogressivo do aparelho psíquico. Para Freud, a regressão ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com