TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JACQUES LACAN E SIGMUND FREUD

Resenha: JACQUES LACAN E SIGMUND FREUD. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Resenha  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 2

• JACQUES LACAN E SIGMUND FREUD

Jacques Lacan 1901-1981 filosofo e psicanalista francês, de família burguesa e católica. Formou- se em medicina especializando-se em psiquiatria.

Em 1932, com tese e doutorado em A Psicose paranoia em suas relações com a personalidade, mostrou impressionante erudição e simpatia pela psicanalise na época em que preconceitos obstavam sua disseminação na França.

Lacan, buscou a companhia dos artistas do surrealismo, atraídos pelo caráter revolucionário das teses freudianas. E para empreender sua grande critica às vertentes americanas e francesa da psicanalise, cujo tema central é a discussão sobre o imaginário, pesquisou a linguagem e deduziu que é ela a condição de existência do inconsciente, que só existe no sujeito falante.

Por não ser uma autor simples nem fácil, seus conhecimentos demandam, uma inversão do pensamento racional e linear a que está habituada a cultura ocidental.

Em seus Écrits (Escritos) e vinte seminários abordou temas tão complexos quanto polêmicos, como a ética da psicanalise, a transferência, o princípio do prazere conceitos fundamentais da psicanalise, entre outros. Em 1980, dissolveu a Escola Freudiana de Paris e criou a Escola da Causa Freudiana.

Lacan faleceu em Paris, em 9 de setembro de 1981.

Sigmund Freud 1856-1939, psiquiatra e neurologista austríaco, famoso por ter formulado os princípios teóricos da psicanalise. Seus fundamentos teóricos e aplicação pratica, tornaram- se fonte inesgotável para a compreensão do psiquismo humano e influenciaram a arte, a literatura e outros campos do conhecimento.

Freud trabalhou no laboratório de fisiologia e concentrou- se em pesquisas sobre a histologia do sistema nervoso e já revelava interesse pelo estudo das enfermidades mentais e métodos utilizados no tratamento. Seu encontro com Charcot, chamou a atenção para as relações existentes entre a histeria e a sexualidade.

Josef Breuer colaborou com Freud, pois criara o método catártico e descobrira a intima relação existente entre sintomas histéricos e certos traumas de infância, onde publicara dois trabalhos, dos quais o mais celebre Estudo sobre a Histeria, que marcara o início de suas investigações psicanalíticas.

Ao romper com Breuer, substituiu a hipnose pelo processo da livre associação de ideias, o que permitiu isolar e estudar os fenômenos de resistência e de transferência.

Em 1897, delineou a teoria do complexo de Édipo. Sendo neste mesmo ano, chamou a atenção sobre a importância dos sonhos na psicanalise, tendo a primeira obra chamada, A interpretação dos sonhos.

Depois disso, Freud fundou a Sociedade Psicanalitica de Viena em 1908, ocasionando o contato com EugenBleuler e Carl Gustav Jung.

Em 23 de setembro de 1939, morreu em Londres, onde por esse tempo trabalhava com sua filha Anna, se dedicando a análise da personalidade de Hitler.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com