TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JEAN PIAGET

Dissertações: JEAN PIAGET. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 6

Jean Piaget procurava compreender como o ser humano se desenvolve , como se faz a construção do conhecimento e por quais processos e etapas ele consegue fazer determinadas coisas. Ele se preocupava em compreender a capacidade do conhecimento humano e o seu desenvolvimento, e como na visão de Piaget a criança é o ser que mais constrói conhecimento, sua pesquisas e observações voltaram-se para a construção e aquisição do conhecimento pelos homens na idade infantil e na adolescência .

O psicólogo suíço Jean Piaget desenvolveu um método precursor na esfera da inteligência do estágio infantil. Para ele, que muito contribuiu com a história da educação, a criança absorve o teor do aprendizado por meio de um processo natural de apreensão do conhecimento. Logo depois o aluno estrutura os dados recebidos de uma forma particular, para logo em seguida desestruturar essa disposição das informações através do que Piaget denomina mecanismo de deformação, para que, assim, o real se torne mais compreensível. Em suma, a conquista do saber se realiza, para ele, como resultado da harmonização entre estas duas fases do aprendizado, a assimilação e a acomodação; a união destes dois estágios dá origem ao processo de adaptação. Ou seja, o indivíduo sente a necessidade de conciliar os novos ensinamentos a um arcabouço psíquico pré-existente.

Assim, para Piaget, a escola tem que adequar sua prática pedagógica ao modo de ser dos seus alunos, seguindo os instintos de curiosidade que os motivam e, baseada neste rico manancial propiciado pelos próprios aprendizes, elaborar tarefas com temáticas de interesse infantil, conforme a faixa etária atendida, e também atividades lúdicas, essenciais na formação da criança, sem se fixar em um currículo dogmático.

Os estudos de Piaget tiveram vasta repercussão na Psicologia e na Pedagogia, principalmente seus trabalhos sobre os mecanismos que geram as proposições infantis. Ele desenvolveu igualmente a conhecida Teoria Cognitiva, na qual revela que a evolução da conquista do conhecimento se dá em quatro estágios do aprendizado humano: Sensório-motor, Pré-operacional, Operatório concreto e Operatório formal.

A fase sensório-motora da criança, que vai do momento em que ela nasce até o 18º mês de vida, é aquela na qual o ser vivo procura conquistar o domínio de seus movimentos e conhecer os aparatos físicos que a cercam. É assim intitulada porque o neném capta os estímulos exteriores através das atitudes pessoais, as quais são exercidas por seus dados sensoriais. Sua interação com o ambiente se dá sem nenhuma intermediação, nem mesmo a de seus pensamentos.

A etapa pré-operacional corresponde ao estágio pré-escolar, abrangendo a criança de 2 até 6 anos de idade. Nesse período ela desenvolve o intelecto simbólico, o pensar centrado em si mesma e guiado pela intuição, a incapacidade de distinguir o mundo das aparências do universo real, a ideia de situações não reversíveis.

O estágio operatório concreto pressupõe que a criança de 7 a 11 anos está preparada para compreender as abstrações, tais como os números e o processo de interação social. Neste momento a infância elabora uma lógica interior concreta e tem o dom de resolver questões consistentes. Os infantes podem, então, entender os conceitos de tempo, espaço, velocidade disciplina, entre outros, sendo capazes de, nesta etapa, abstrair informações proporcionadas pela esfera do real. Há uma transcendência do egocentrismo e uma maior cooperação com o outro.

A última passagem da infância é a etapa operatória formal, a qual se desenrola dos 12 anos em diante, quando o ser já empreende o raciocínio lógico, o qual é capaz de sistematizar os dados. A criança navega com mais facilidade pelo pensamento abstrato, prescindindo da plataforma do concreto, e é capaz de realizar deduções lógicas a partir de objetos consistentes. Aqui a construção do aparato cognitivo infantil chega ao ápice, permitindo que a mente destes aprendizes esteja pronta para praticar sua lógica na solução de toda e qualquer questão.

A epistemologia de Piaget alterou o entendimento antropológico que se tinha do ser humano. O homem, logo que nasce, apesar de ter uma bagagem hereditária, não consegue emitir a mais simples operação de pensamento ou o mais elementar ato simbólico.

Segundo Piaget, os indivíduos desenvolvem esquemas, estruturas mentais que permitem sua adaptação e organização no ambiente, e que permitem o surgimento dos comportamentos. A assimilação consiste em encaixar um novo objeto num esquema mental ou sensório-motor já existente. Os estímulos são forçados a se ajustarem aos esquemas da pessoa. A acomodação é o aspecto da atividade cognitiva que envolve a modificação dos esquemas para corresponderem aos objetos da realidade. A pessoa é forçada a mudar seus esquemas ou criar novos esquemas para acomodar novos estímulos. A equilibração é um processo ativo pelo qual a pessoa reage a distúrbios ocorridos em sua maneira comum de pensar, através de um sistema de compensações. “No momento em que há uma nova compreensão e satisfação, ocorre o equilíbrio” (BARROS, 1996).

Os dois mecanismos, assimilação e acomodação, permitem uma adaptação ao meio ambiente fazendo com que o organismo esteja constantemente buscando equilibrar-se.

O sujeito age sobre o objeto, assimilando-o: essa ação assimiladora transforma o objeto. O objeto, ao ser assimilado, resiste aos instrumentos de assimilação de que o sujeito dispõe no momento. Por isso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com