TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Piaget

Pesquisas Acadêmicas: Jean Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

Um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia, Jean Piaget nasceu na cidade de Neuchâtel (Suíça) em 9/08/1896 e morreu em 17/9/1980. Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem.

Foi morar na cidade de Zurique em 1918, onde trabalhou num laboratório de psicologia e estagiou numa clínica de psiquiatria. Estudou psicopatologia na Universidade de Sorbonne na França.

Piaget fez pesquisas sobre as características do pensamento infantil com crianças francesas e também com deficientes mentais. No ano de 1921 escreveu suas primeiras teorias pedagógicas. Foi diretor do Instituto Jean-Jacques Rousseau na Suíça e lecionou psicologia infantil na Universidade de Genebra.

As ideias de Piaget estão presentes em diversos colégios do mundo todo. Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma.

Principais livros de Piaget :

- A Linguagem e o Pensamento na Criança (1923)

- O Juízo e o Raciocínio na Criança (1924).

Teoria de Piaget

Construção do conhecimento:

O Homem é composto por fatores: sociais, econômicos, físicos, comportamentais, emocionais e cognitivos.

Piaget estudou os aspectos intelectuais/cognitivos do desenvolvimento humano, processo esse, que acontece desde o nascimento até a vida adulta.

Para compreender esse desenvolvimento é preciso entender por que o individuo se comporta de determinada maneira, em determinadas situações, em dados momentos de sua vida.

Para Piaget o desenvolvimento do homem ocorre na seguinte ordem: desenvolvimento mental e crescimento orgânico (físico).

Com as experiências ao longo da vida há uma organização da atividade mental que vai se aperfeiçoando e solidificando. Quando se atinge o pleno desenvolvimento caracteriza-se um estado de equilíbrio (saber algo).

Quando se dá esse equilíbrio ocorre, através do processo de integração com o meio ambiente, desajustes (algo novo a aprender) havendo então um desequilíbrio. Sendo assim necessário que a adaptação se restabeleça.

Processo de Adaptação: Assimilação e Acomodação

Assimilação: tentativa do individuo de solucionar certa situação

Acomodação: modificação de estruturas antigas com vistas à solução de um novo problema

Fazes do desenvolvimento cognitivo

Sensório-motor: 0-2 anos de idade

Criança conhece o mundo pela manipulação de objetos

Pré-operatório: 2-7 anos de idade

Aparecimento da linguagem, aceleração do desenvolvimento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com