TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Piaget

Trabalho Escolar: Jean Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 3

Jean Piaget

Um dos mais importantes pesquisadores da educação e pedagogia Jean Piaget nasceu na cidade de Neucâtel (suíça) 9/08/1896 e morreu em 17/09/1980 especializou em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação pois derrubou varias visões e teorias tradicionais relacionadas a aprendizagem.

Foi morar na cidade de Zurique em 1918 onde trabalhou no laboratório de psicologia e estagiou numa clinica de psiquiatria estudo psicopatologia na universidade de sorbone na França.

Pesquisas

Resumir a teoria de Piaget não é fácil pois suas obras tem mais paginas do que a enciclopédia britânica.

Desde muito cedo Jean Piaget mostrou sua capacidade de observação onze anos percebeu um melro albino em uma praça de sua cidade a observação desse pássaro gerou seu primeiro trabalho cientifico interessou-se por pesquisar sobre o desenvolvimento do conhecimento dos seres humanos de onde vem o nome dado a sua ciência de Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo do mecanismo do aumento dos conhecimentos.

Convém esclarecer que as teorias de Piaget tem comprovação e base cientificas, ou seja, ele não somente descreveu o processo o processo de desenvolvimento da inteligência mais experimentalmente comprovou suas teses.

A inteligência para Piaget é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e como tal implica a construção continua de novas estruturas, vale também dizer que a inteligência humana pode ser exercitada buscando um aperfeiçoamento de potencialidades que evolui. Para Piaget o comportamento dos seres vivos No é inato nem resultado de condicionamento para ele o comportamento e construído numa interação entre o meio e o individuo esta teoria epistemos= conhecimento; e logia= estudo. As teorias Piaget nas abrem campo de estudo não somente para a psicologia do desenvolvimento, mas também para a sociologia para a antropologia além de permitir que os pedagogos tracem uma mitologia baseada em suas descoberta as obras de Piaget não oferece aos educadores uma didática especifica sobre como desenvolver a inteligência do aluno ou da criança Piaget nos mostra que cada fase do de desenvolvimento apresenta características e possibilidades de crescimento e maturação ou de aquisição o conhecimento destas possibilidades faz com que os professores possam oferecer estímulos adequados a um maior desenvolvimento do individuo, vamos ver os períodos em que se dá este desenvolvimento motor, verbal e mental.

Período sensório- motor- do nascimento aos 2 anos de aproximadamente.

A ausência da função semiótica é a principais características deste período.

A inteligência trabalha através percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo.

Período simbiótico – dos 2 anos aos 4anos, aproximadamente.

Neste período surge a função semiótica que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, etc.. Podendo criar imagens mentais na ausência do objeto ou da ação é o período da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com