TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Piaget

Monografias: Jean Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

Jean Piaget

Jean Piaget nasceu em Neuchâtel (Suíça), 9 de agosto de 1896 faleceu em 16 de setembro de 1980 com 84 anos , foi um grande homem revolucionou as concepções de inteligência,baseando-se na observação e entrevista que fez com crianças.

Ele usou como fundamento as relações entre quem entre conhece o mundo e quem tenta conhece-lo. Considerou-se um epistemologo genético (individuo dedicado ao estudo do conhecimento de todas as questões, filosofo), por que investigou a natureza do desenvolvimento com sues estágios e processos.

Piaget além de ser um pesquisador nato ele teve varias outras profissões foi biólogo, zoólogo filosofo e psicólogo. Foi considerado por muitos escritores de livros de psicologia um “Einstein da psicologia”.

Escreveu 70 livros e 200 artigos entre eles destacaram: Seis estudos de psicologia, A construção do real na criança, A epistemologia genética, O desenvolvimento da noção de tempo na criança, Da lógica da criança a lógica do adolescente, A equilibriração das estruturas cognitivas, O desenvolvimento da lógica.

Criou também a Epistemologia genética onde defende que passamos por varias etapas de desenvolvimento, que a aprendizagem é um processo que começa no nascimento e acaba na morte.

Sempre acreditou que a aprendizagem dava-se através do equilíbrio da assimilação e a acomodação que faz com que tenhamos adaptação.

Sendo assim nos assimilamos dados que estamos vendo no exterior, porém já temos uma temos memória e ela não esta vazia só precisamos assimilar com a memória já existente; ele chama isso de Conhecimento prévio da criança.

Piaget considera que temos 4 períodos no processo do crescimento

1º Período: Sensorio –(0 á 2 anos )

2º Período: Pré-operatório – (2 á 7 anos )

3º período: Operações concretas – (7 á 11 ou 12 anos )

4º Período: Operações formais – (11 á 12 anos em diante)

Cada fase a cima são diferentes uma das outras, com isso existe maneiras diferentes de se relacionar.

Piaget também contribuiu muito ao estudar o raciocínio lógico matemático, que é essencial nas escolas, fez grandes descobertas que ajudaram muito a pedagogia, porém chegando conclusão que o conhecimento é uma possibilidade limitada, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem como absorver.

Isso acontece porque para ele o conhecimento é absorvido com a descoberta que elas próprias fazem.

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."Jean Piaget.

Colaborou muito com sua teoria do conhecimento que por sua vez desenvolveu muitas investigações cujos resultados são utilizados por psicólogos e pedagogos.

Em suas pesquisas devemos lembrar que Piaget não propõe um método de ensino,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com