TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Piaget E Suas Contibuições Para Educação

Artigo: Jean Piaget E Suas Contibuições Para Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

2 – JEAN PIAGET E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

“Pensar é agir sobre o objeto e transforma-lo...” Jean Piaget.

Jean Piaget (1896-1980) - Nascido na Suíça, em Neuchâtel, foi um típico e importante pensador, e pesquisador do séc.XX. Considerado um sujeito de ciência – era biólogo, zoólogo, filósofo, epistemólogo e ficou conhecido pela sua Teoria Cognitiva, afirmou que existe um processo de construção do conhecimento, e lançou a grande questão: Como podemos conhecer? Considerado um autor “não muito fácil de ler”, com inspiração religiosa, utilizou uma abordagem não linear, não aceitando explicações meramente psicológicas, mas sim, fazendo uso de testes de inteligências, verificou que as crianças, em testes experimentais, erravam sempre do mesmo jeito. Trabalhou de uma forma hipotético-dedutivo e apresentou a teoria dos estágios evolutivos, como forma de organização do desenvolvimento humana. Nota-se, também, um profundo processo de amadurecimento de suas ideias ao longo do tempo, tendo inclusive realizado importantes estudos com os três filhos.

I - Jean Piaget na educação

Piaget foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século XX, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia. Não existe, entretanto, um método Piaget, como ele próprio gostava de frisar. Ele nunca atuou como pedagogo, antes de qualquer coisa, Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança. Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética – isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.

As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos. Isso porque, para o cientista Suíço, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz – um mecanismo que outros pensadores antes dele já haviam intuído, mas que ele submeteu à comprovação na prática. Vem de Piaget a ideia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista. Educar, para Piaget, é “provocar a atividade” – isto é, estimular a procura do conhecimento. “O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar”.

II - Piaget e sua teoria sobre o desenvolvimento cognitivo

Piaget acreditava que o que distingue o ser humano dos outros animais é a sua capacidade de ter um pensamento simbólico e abstrato. Piaget acreditava que a maturação biológica estabelece as pré-condições para o desenvolvimento cognitivo. As mudanças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com