TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Piaget. Foto de Piaget

Relatório de pesquisa: Jean Piaget. Foto de Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

MODELO :Jean Piaget, um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia.

Foto Piaget (Fonte Nova escola).

Jean, foi o nome mais influente no campo da educação.

Nasceu na cidade de Neuchâtel (Suíça) em 09/08/1896 e morreu em 17/09/1980.

Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética (epistemo = conhecimento / logia = estudo). Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem. Não existe, entretanto, um método Piaget, como ele mesmo gostava de frisar. Ele nunca atuou como pedagogo. Antes de tudo, foi biólogo e dedicou a vida a submeter à conservação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.

Em 1978, foi morar na cidade de Zurique, onde trabalhou num laboratório de psicologia e estagiou numa clínica de psiquiatria. Estudou Psicopatologia na Universidade de Sorbonne na França.

Jean Piaget acreditava basicamente, que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o individuo e o meio físico e social é o que podemos chamar de pensamento Construtivista ou Construtivismo.

Essa teoria nos remete a pensar que a educação deve ser um processo de construção de conhecimento ao qual ocorrem em condição de complementaridade, por um lado alunos e professores e, por outro, os problemas sociais atuais e o conhecimento já construído.

As idéias de Piaget estão presentes em diversos colégios do mundo todo.

Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma.

PENSADOR PLURAL (Piaget em foto no seu escritório, no ano de 1976 incluiu saberes de várias áreas em sua obra)

Sua Obra:

A essência do trabalho de Piaget ensina que ao observarmos cuidadosamente a maneira com que o conhecimento se desenvolve nas crianças, podemos entender melhor a natureza do conhecimento humano, e formulou sua teoria de que o conhecimento evolui por meio de estruturas de raciocínio que substituem umas às outras através de estágios, e isto significa que a lógica e formas de pensar de uma criança são completamente diferentes da lógica dos adultos.

Desde que se interessou por desvendar o desenvolvimento da Inteligência Humana, trabalhou muito em função do seu objetivo, até a sua morte, aos 84 anos, deixando escrito aproximadamente 70 livros e mais de 400 artigos.

Segue abaixo algumas de suas Obras:

Jean Piaget como autor principal:

• A Construção do Real na Criança. Trad. Álvaro Cabral.

Rio de Janeiro: Zahar, 1970. 360 p.

• A Epistemologia Genética e a Pesquisa Psicológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com