TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS LUDICOS

Trabalho Universitário: JOGOS LUDICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 3

JOGOS LÚDICOS:

UM FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SERIES DO PRIMEIRO E SEGUNDO ANO

INTRODUÇÃO

Muito se ouve sobre o ato de brincar protagonizado pelas crianças, e mesmo que existam diferentes opiniões contidas no contexto da educação infantil, todos reconhecem que o brincar é importante para a criança. Este reconhecimento vem declarado nas mais variadas inferências, tais como momento de prazer, divertimento, de se gastar energia, descarregar, extravasar, se comunicar, compreender o mundo a sua volta, imitar, representar, fantasiar, imaginar etc.

Independente de classe social, credo, cor, e raça toda criança tem necessidade de brinca, e deste modo a escola juntamente com a família devem se unir na busca pelo resgate lúdico infantil. A exemplo disso, se acredita que na organização do trabalho pedagógico do professor de educação infantil deve conter atividades como jogos, cantigas de roda, brincadeiras com movimentos, resgatando assim um processo de ensino aprendizagem mais significativo e prazeroso para a criança, e reconhecendo que através do lúdico a criança pode aprender, se desenvolver e interiorizar o mundo ao seu entrono. Para que essas aprendizagens aconteçam, o jogo lúdico deve estar imerso em um projeto com etapas claras e preestabelecidas, isso trará resultados mais satisfatórios para sua atividade. O jogo lúdico não devera ser utilizado como mero passatempo, pelo contrario devera ser reconhecido pelo seu valor educacional, e o seu poder de promover na criança inúmeras aprendizagens que colaborarão com o seu desenvolvimento global.

Na alfabetização os jogos lúdicos podem ser poderosos aliados para que os alunos possam refletir sobre o sistema de escrita, sem necessariamente serem obrigados a realizar treinos enfadonhos e sem sentido. Nos momentos de jogos as crianças mobilizam saberes a cerca da logica de funcionamento da escrita, consolidando aprendizagens já realizadas ou aprimorando-se de novos conhecimentos nessa área. Brincando, elas podem compreender os princípios de funcionamento do sistema alfabético de escrita e podem socializas seus saberes com os colegas. No entanto é preciso estar atento ao fato de que nem tudo se aprende e se consolida durante a brincadeira. É preciso criar situações em que os alunos possam sistematizar aprendizagens. Nesse sentido o professor continua sendo um mediador das relações, e precisa, intencionalmente, selecionar os recursos didáticos em função dos seus objetivos, avaliar se esses recursos estão

sendo suficientes e planejar ações sistemáticas para que os alunos possam aprender de fato.

O uso de jogos lúdicos no ultimo ano da educação infantil como na alfabetização deve garantir a todos os alunos oportunidades para, ludicamente, atuarem como sujeitos da linguagem, numa dimensão mais reflexiva.

JUSTIFICATIVA

O trabalho com jogos no ultimo ano da educação infantil e na alfabetização, quando bem, planejado e orientado, auxilia no desenvolvimento de habilidades de hipóteses como observação, analise, levantamento de hipóteses, busca de superações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com