TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Juventude e drogas: uma intervenção sob a perspectiva da Psicologia Social

Por:   •  18/9/2018  •  Resenha  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU

CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

EDJAIR DA SILVA

MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS: DOENÇAS TRANSMITIDAS E BOAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE ALIMENTO

FLORESTA/PE

2018

EDJAIR DA SILVA[pic 2]

[pic 3]

UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU

CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

EDJAIR DA SILVA

MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS: DOENÇAS TRANSMITIDAS E BOAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE ALIMENTO

    Resumo Expandido apresentado ao Curso

          de Graduação em Nutrição da Faculdade

                    Maurício de Nassau como requisito

              parcial para aprovação na disciplina

de Tópicos Integradores l.

FLORESTA/PE

2018

  1. INTRODUÇÃO

A qualidade dos alimentos pode ser identificada através do controle de qualidade que recebe o nome de analítica. Essa técnica destaca a abordagem na inspeção, durante a produção do alimento, até a execução de testes físico-químicos, químicos e microbiológicos no produto final. Esse critério pode ser realizado tanto por órgãos governamentais, como pelo pessoal da indústria, tendo por objetivo central, a verificação em que se percebe se o produto está ou não de acordo com as leis e regulamentos do país, bem como as necessidades comerciais da indústria.           

Destaca-se que o controle da qualidade do produto final não oferta a garantia de que a qualidade encontra-se dentro dos parâmetros exigidos. Isso acontece por causa das dificuldades de se analisarem as amostras em quantidade suficiente para obtenção de informações referente ao lote do produto e ao prolongado período de tempo para conseguir essas informações, levando-se em conta que incluem análises microbiológicas que são demoradas, de alto custo e que necessitam de profissionais qualificados na área.

A intervenção na educação para manipulação adequada de alimentos pode contribuir para maximizar a segurança do manipulador no manuseio de alimentos, ampliar as perspectivas educacionais deste e fornecer à população um alimento seguro, do ponto de vista microbiológico (LEVINGER, 2005). Uma das formas utilizadas, afim de que se eduque o manipulador, é fazer reconhecer como os microrganismos potencialmente veiculadores de doenças de origem alimentar agem no hospedeiro humano e o que pode ser feito para oferecer alimentos seguros, do ponto de vista microbiológico.

Vários patógenos possuem mecanismos de interação comuns com o hospedeiro, embora cada espécie tenha desenvolvido uma estratégia única que o capacita a explorar a célula eucariótica (FINLAY; FALKOW, 1997). Quando há patógenos apropriados, observa-se que eles têm a habilidade de subverter, circunverter ou evadir células humanas normais.  Entende-se por subverter, na patogenicidade bacteriana, como enganar, corromper o sistema imune, dentre outros. Podemos citar como exemplo; a habilidade de circunverter estaria ligada ao conceito de gerar mecanismos que contornam a ação microbiana, em determinado momento, e evadir significa fugir, escapar de uma situação que não se adequa ao microrganismo. 

Escherichia coli é tido como sendo o principal microrganismo gram-negativo anaeróbio facultativo que faz parte da microbiota intestinal normal (NATARO; KAPER, 1998; TRABULSI et al., 2002). E. coli tem a habilidade de se modificar de organismo comensal para um patógeno oportunista e para uma bactéria extremamente especializada (HART; WINSTANLEY, 2001).

Percebe-se que essas habilidades se organizam numa linha frágil que restringe um patógeno referente a um saprófita e demonstra quais mecanismos são utilizados por bactérias para alterar células humanas.

  1. PROBLEMA

Os agravos à saúde resultantes da ingestão de alimentos impróprios ao consumo humano representam, atualmente, um dos mais disseminados e crescentes problemas de Saúde Pública.

  1. HIPÓTESES

A qualidade de um alimento pode ser determinada pelo controle da qualidade analítica. A qualidade microbiológica pode ser estabelecida utilizando-se como parâmetros microrganismos indicadores de contaminação fecal, como o grupo coliforme. E.coli pode atuar como organismo comensal, patógeno oportunista e patógeno extremamente especializado. A qualidade microbiológica tem o objetivo de fornecer alimentos seguros, do ponto de vista higiênico-sanitário. Uma das maneiras de se conseguirem alimentos seguros é o investimento em técnicas de manipulação adequadas e o treinamento de manipuladores de alimentos. Esses esforços permitirão a prevenção de doenças veiculadas por alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (103.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com