TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laranja mecanica

Por:   •  23/4/2015  •  Resenha  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 3

“ Significado do titulo “Laranja Mecânica” é “Laranja com Mecanismo de Relógio” pois o titulo original é  (Clockwork Orange) pois Clockwork remota a uma visão mecânica, artificial, robótica , programável . Orange significa laranja, leva a ver particularmente a semelhança no inglês com a palavra “Orange-utan” ou seja um macaco alaranjado. Afinal seria uma alusão ao procedimento behaviorista que os cientistas utilizaram no filme para reintegrar á sociedade o jovem Alex, foi considerado como um “animal” com a ideia “domesticável”.

Laranja Mecânica foi produzida em 1971, foi proibido em vários países. No Brasil teve a liberação pela Censura em 1978. Baseado no Romance homônio de Anthony Burguess é um filme perfeito, que tudo se encaixa com perfeição-cenários, locações figurinos, atores fotografia é musica para criar um ambiente aparentemente distante do nosso, em um mundo caótico e sombrio em que Alex, um jovem inglês que lidera um grupo de delinquentes, que sai nas madrugadas usando alucinógenos, espancando mendigos idosos e violentando mulheres em outros desatinos. Tudo em clima de diversão e sarcasmo.

Numa de suas diversões particulares o seu bando comete um homicídio, o que leva Alex (líder do bando) para a casa de detenção. Foi condenado a quatorze anos de prisão pela morte de uma mulher na cadeia o jovem se esquiva do assedio de homossexuais e da violência dos outros prisioneiros. Para conseguir melhor tratamento auxilia o capelão do Presidio nas atividades religiosas para conseguir o melhor tratamento, ao saber que esta sendo utilizado um novo método. (“ Método Ludovico, de recuperação de prisioneiros e que obtém o beneficio de liberdade imediata, contra a vontade do capelão e do diretor do presidio Alex se candidata neste método. Tratando assim do puro behaviorismo, que consiste em “condicionar” o paciente a rejeita todo comportamento “anormal”.

Alex e condicionado a assistir filmes com cenas de violência inegável. Antes das sessões cinematográficas, injetam um medicamento que provoca insuportável náusea. Associando a cenas do mal estar físico, ele neutraliza sua agressividade natural transforma em um “cidadão modelo”. (O fundamento desse programa é a teoria do condicionamento, elaborada pelo fisiologista russo I. Pavlov no início do século XX e desenvolvida mais tarde por J. B. Watson e B. F. Skinner, psicólogos norte-americanos que criaram o paradigma comportamentalista na Psicologia.).

 A Laranja Mecânica mostra perfeitamente como utilizar certos conhecimentos da Psicologia para o exercício do controle social.

 

Análise.

O diretor do Filme ( Stanley Kubrick retrata um mundo futurista, onde a sociedade e aterrorizada com vandalismo, brigas entre gagues, estupros e outros crimes por Alex que e o líder da gangue ele e preso, é através de um programa de condicionamento ele e solto nas ruas com o comportamento modificado. Quando ele pensa ou tenta algum ato de violência, o seu organismo reage com crises de pânico, vomito e tontura. Este condicionamento acontece porque quando assistia a cenas de violência não podia nem piscar por que seus olhos eram mantidos abertos a força é molhados com colírio.

Quando obtém a liberdade e retorna à sociedade ele reencontra suas vitimas que se vingam dele e Alex fica sem reação por causa do condicionamento. E expulso da casa dos pais em seu caminho cruza com ex-colega da gangue que tornou policial e é espancado ao procurar ajuda entra na casa em que espancou um senhor por causa do espancamento ficou paralitico, estuprou e matou a mulher dele por causa das agressões. O senhor só reconheceu o agressor quando ele estava no banho e cantou a mesma musica quando agredia ele e sua mulher. Ele se vinga de Alex pedindo que o funcionário o agrida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com