TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO ENSINO

Artigos Científicos: METODOLOGIA DO ENSINO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

Metodologia do ensino, teoria da literatura e a formação do leitor competente.

No decorrer de toda nossa existência precisamos da leitura para diversos fins e lugares, ou seja, em casa, na escola no trabalho dentre outros. Portanto a formação de um leitor assíduo e atuante deve iniciar no recinto familiar e escolar e se desenvolve gradativamente há certo tempo desde que o professor exerça seu papel como mediador, em quem encontramos a possibilidade de diferençar-se o conhecimento em todas as esferas da aprendizagem.

O leitor precisa ser interpretado em sua realidade dentro de seu contexto social e cultural e confere estabelecer uma linguagem e seus sentidos reais de significados a qual se encontra. Porque, os que aprenderam a ler de forma mecânica com o texto, não se formarão leitores ativo e atuante. O habito de ler não pode ser encarregado somente à escola, deve ocorrer em parceria entre escola e família.

A leitura é um trabalho que gera discussão e preocupação no recinto educacional. Será que é possível a escola ensinar a ler? Qual a importância da leitura para a formação do individuo? O cotidiano da sala de aula, em se referindo à leitura, contribui para a formação do leitor crítico e reflexivo? Tudo isto tem gerado visíveis preocupações a qual tem manifestado nos últimos momentos em ações que, de alguma forma, objetivam ofertar suporte ao ensino de leitura nas escolas.

A partir desse princípio, notamos a importância de se apresentar para os estudantes uma leitura que oriente seu posicionamento e que seja capaz de resultar no leitor que compreende a cerne do texto, proporcionando relações com o autor do mesmo e preenchendo as lacunas que possivelmente possam surgir desde as series iniciais até o em toda a sua vida estudantil.

Com isso o ato de ler, é que se realizou a partir dessa observação com a leitura crítica e reflexiva no ensino, visando logo verificar o conhecimento e o realizar desses sujeitos em sala de aula frente à leitura.

Diante da necessidade de trabalhar a leitura que requer o universo educacional ainda presenciamos com a maioria dos educandos que não gosta de ler e não dedicou especificamente a leitura literária em tempo hábil por vários motivos como: perfil do professor formador, a escola às vezes não contribui de forma louvável para esta tão importante ação e então não desenvolveram as suas habilidades do ato de ler causando assim uma desvantagem vindoura.

Pode-se enumerar também que a maioria dos alunos é oriunda de classe menos favorecida tendo que trabalhar durante o período estudantil para ajudar no orçamento de casa e isso tem gerado grandes malefícios para a sua formação intelectual.

Outro problema presente é que a prática pedagógica dos discentes de leitura literária é recém-formada e não apresenta uma bagagem na desenvoltura que necessita os leitores iniciantes. E essa lacuna atinge o ensino até o ensino superior devido à universidade não adotarem um projeto de educação voltado para os alunos que recentemente concluíram o ápice da educação básica.

Diante de todos estes aspectos no âmbito educacional e real dos docentes onde os mesmos são incumbidos de assumir uma carga horária que ultrapassa seus limites sobrecarregando-os e isso decorre dos baixos salários que ficam a desejar e não da para cumprir seus compromissos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com