TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanismos De Defesa - Freud

Pesquisas Acadêmicas: Mecanismos De Defesa - Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 2

O que são e como funcionam os mecanismos de defesa? Dê três exemplos.

R.:Os mecanismos de defesa são formas que a mente busca para se proteger. Segundo Freud, “a defesa é a operação pela qual o ego exclui da consciência os conteúdos indesejáveis, protegendo, desta forma, o aparelho psíquico. O ego mobiliza estes mecanismos, que suprimem ou dissimulam a percepção do perigo interno, em função de perigos reais ou imaginários localizados no mundo exterior”.

Os mecanismos de defesa funcionam cada um com seu devido entendimento, ou seja, temos a repressão, que são os desejos perturbadores da nossa consciência, fazendo uma pressão e jogando sempre para o inconsciente; a formação reativa, que é uma fixação de ideia no nosso desejo e trata-se de uma inversão, ou seja, inconsciente do verdadeiro desejo, projeção, que são os sentimentos que não aceitam para si mesmo a outro ser humano, regressão, que é o retorno de forma de gratificação do passado, devido a conflitos, racionalização, nada mais é que arrumar desculpas que justifica o comportamento, achar motivos lógicos e racionais, negação, se nega a aceitar os sentimentos ou situação real em nosso cotidiano, deslocamento, que vai direcionar um impulso para outro alvo que vai ser substituto, identificação, são indivíduos que assimilam características de outro e se transformam parcial ou total sobre alguma coisa ocorrida, sublimação, é a parte da energia investida nos impulsos sexuais direcionada para realizações e a introjeção, que é colocar valores de outro indivíduo a estrutura do próprio ego.

Exemplo de negação: Um homem que usa drogas todos os dias e não consegue parar, não reconhece que tem um problema em sua vida.

Exemplo de deslocamento: Um funcionário que não está contente com o seu serviço, desconta sua raiva em outros funcionários que não tem nada haver.

Exemplo de identificação: Um homem que usou drogas por vários anos, consegue ser recuperar, ficar reabilitado para seguir uma vida social, ele ajuda pessoas que estão usando drogas, ou até então, pode abrir uma clínica de recuperação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com