TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mediação e conflitos

Por:   •  15/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 6

Perguntas relacionada ao vídeo 1

Neste vídeo há uma frase que menciona os conflitos não existirem mais dentro da escola, somente para fora dos muros.

a) Analise essa ideia refletindo qual é o papel da educação e se apenas afastar os conflitos do ambiente escolar cumpre este papel. (sua resposta deve estar sustentada teoricamente)

b) Você acha que a mediação apenas limita os conflitos que ocorrem dentro da escola? Justifique.

a) Analisando o vídeo, lendo alguns artigos científicos e livros, a conclusão que se chega é que sem educação não existe possibilidade de mediação de conflitos. A forma em que se olha para os conflitos também é muito importante, pois assim, vendo os dois lados da moeda, podemos chegar a uma mediação branda e plausível.

A reportagem mostra claramente que a ignorância, ou seja, a falta de informação, e a má distribuição de lideranças faz a diferença. Jovem rebelde, antes líder da indisciplina, pode sim se tornar um bom aluno e ótimo conciliador em um ambiente escolar. Isso com apoio psicológico, treinamento, incentivo e direcionamento.

Confrontos dentro e fora da escola são inevitáveis, principalmente quando se tem ignorância. O filósofo Slavoj Zizek, afirma que “O inimigo é alguém cuja história não ouvimos”. Ao ignorar a história e os motivos do outro, a humanidade cria intolerância e estabelece os processos de “demonização” do diferente, abrindo caminhos para toda sorte de violações dos direitos humanos. O lugar da educação é justamente o de ouvir e contar as histórias, de dar a conhecer todas as histórias e memórias em especial daqueles chamados de “inimigos”. Com isso concluo que dando educação torna-se mais fácil mediar situções difíceis.

b) Não. Acredito que a mediação deve ser um aprendizado, onde se ouve ambas as partes e se expoe um caminho correto. Punições devem ser levado muito a sério na hora da mediação, pois nessa hora pode-se frustrar uma criança ou um adolescente que muitas vezes quer chamar a atenção para ser ouvido, e o faz através de agreção verbal ou física. Observar e ouvir é sempre o melhor caminho antes de se tomar qualquer decisão ou conclusão.

Perguntas relacionadas ao video 2

De acordo com o professor Daniel Seidel, responda e justifique:

a) Qual a diferença entre mediação e arbitragem?

b) Por que a mediação deve partir de acordo voluntário com todas as partes?

a)De acordo com o professor Daniel Saidel mediação de conflitos é feita para favorecer ambas as partes queixosas através do diálogo e respeitando ambos. Já a arbitragem se busca uma terceira pessoa para ajudar na mediação arbitraria. Exemplo um juiz de futebol. Ele ouve as partes e da o veredito final. Favorecendo ambos ou não.

b)A mediação deve partir de ambas as partes, para que aja um entendimento voluntário sobre o problema. O ambiente da mediação deve ser neutro, com os queixosos de cabeça fria. A priori mediador deve ouvir ambos imparcialmente e individualmente, como um desabafo. Num segundo momento, se junta ambas as partes e ai sim, sempre mantendo um equilíbrio, para que o entendimento parta dos mesmos, sem a interferência do mediador. O mediador está ali apenas para que aja um dialogo sem agressividade e para que se chegue ao um consenso. É fundamental que aja esse tipo de trabalho, para que um problema menor não se torne um problema judicial, policial, de maiores proporções.

Questão relacionada ao vídeo 3

Apesar de ambas as entidades – judiciária e educacional – se valerem da estratégia de mediação na busca de reestabelecer a paz e proporcionar uma solução que contemple todos os envolvidos, a justiça busca uma solução (se não for pela mediação será pelo sistema convencional) enquanto o foco da educação deveria ser o processo, a aprendizagem...

a) Quais procedimentos/etapas do poder judiciário poderiam ser transpostas para educação visando à aprendizagem e construção de personalidades mais éticas?

O ponto comum entre o judiciario e a instituição educacional seria a busca pelo consenso. No judiciario, para o desenrrolar de um processo menos desgastante, existe a possibilidade de uma mediação, onde se as partes chegarem a um acordo, não há a necessidade da intervenção do juiz.

Já na instituição educacional, no caso de uma discussão entre dois alunos, os mesmos serão conduzidos à direção, onde lá haverá uma mediação para tentar resolver o proplema. A priori, os mesmos serão ouvidos um a um e advertidos pelo mediador. No caso de reincidência, os alunos serão punidos de forma mais rigorosa, chegando até a expulsão dos mesmos.

Sobre ética, entende-se que para havê-la, devemos seguir leis e costumes, que devem ser cumpridos por toda a sociedade. Da mesma forma, a instituição educacional deve impor regras e insinar ética aos seus alunos.

Pergunta relacionada ao vídeo 4

Os professores La Taille e Vinha mencionam outro tipo de intervenção para a resolução de conflitos na escola: as assembleias escolares.

Neste vídeo, foram debatidos alguns assuntos relevantes: os conflitos nas escolas, a ética, a resolução de problemas através de assembleias e a moral.

O professor Yves La Tralle comentou sobre um caso de um garoto que pegou a bicicleta de outro colega para dar uma volta e devolveu. O detalhe foi que ele não pediu permissão ao dono. A escola, em assembleia, chamou a atenção do garoto mostrando o seu erro. No entanto, os participantes da assembleia decidiram por lhe comprar uma bicicleta, já que o mesmo não tinha recursos.

O que chama a atenção no debate, e na conversa entre La Tralle e Vinha, é que se fala muito em moral. Uma moral que não se deveria ser imposta através de palestras nas escolas e sim, durante a educação infantil através de atitudes dos educadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com