TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicalização de Pinel e a Organização Social

Por:   •  26/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CAMPUS CABO FRIO

CURSO DE PSICOLOGIA

CLÍNICA DE ATENÇÃO PSICOSOCIAL

Prof. Luis Henrique da Silva Lessa

MEDICALIZAÇÃO DE PINEL E A ORGANIZAÇÃO SOCIAL

POR

RODRIGO AZEREDO RAFFO

20181102367

Cabo Frio

2020/2

Medicalização de Pinel e a Organização Social

Philippe Pinel depois da sua nomeação para dirigir o hospital de Bicêtre em 1793, dá um novo entendimento ao tratamento dos ditos loucos na época. Primeiro ele da um novo status social a estes enfermos, conferindo a loucura como doença mental. Posteriormente Pinel reforça o ato de separar os loucos da sociedade, afim de que pudesse dar-lhes tratamento a sua patologia e que pudesse estuda-los. Embora parecesse que isto iria possibilitar uma gama vasta de procedimentos terapêuticos, conferiu a loucura caráter patológico e negativo, assim segregando aqueles que sofriam das doenças mentais. (DE OLIVEIRA ALVES, 2009)

Podemos dizer que existe um empasse neste momento, ora se ao enfermo foi conferido direito ao tratamento terapêutico e assistência médica, por outro lado lhe foi retirada a cidadania, de modo que o universo da loucura fora excluído totalmente do campo social, e como Alves (2009, p.87) afirma “Dentro da concepção de alienação, sendo o louco efetivamente destituído de razão, perde o direito se ser considerado sujeito igual aos demais cidadãos, restando-lhe apenas a interdição civil e o controle absoluto”. Portanto, aqui está um exemplo da disparidade da relação de direitos da qual parte da sociedade abastada usufruía e o lema que impulsionou a revolução francesa, com o que era vivido pelos alienados.

É importante ressaltar o que descreve Amarante:

Dentre as mais importantes estratégias do tratamento moral estava o que Pinel denominava ‘trabalho terapêutico’. O trabalho assumia uma importância muito singular na sociedade em plena transição de modo de produção, quando o capitalismo ensaiava seus primeiros passos, e o trabalho seria, portanto, um meio de reeducação das mentes desregradas e das paixões incontroláveis. (AMARANTE, 2007, p.33)

A revolução francesa que teve como base o resgate do conceito da Grécia antiga entorno da cidadania, e que foi um movimento rompendo com o estado absolutista, Pinel teve a mesma posição, porém nota-se uma ambivalência. Ao resgatar os doentes mentais dando-lhes o tratamento mais correto baseado na moral, afim de proporciona-lhes a cura, Pinel lhes retirou o direito à cidadania e deu a eles imagem negativa quando a sua própria existência.(AMARANTE, 2007). Eles passaram a ser nem mais vistos como sujeitos, dos quais tinham seus direitos perante a sociedade, e daí nota-se um abismo em contradições.


REFERÊNCIAS:

AMARANTE, Paulo. Saúde mental e atenção psicossocial. SciELO-Editora FIOCRUZ, 2007

.

DE OLIVEIRA ALVES, Carlos Frederico et al. Uma breve história da reforma psiquiátrica. Neurobiologia, v. 72, p. 1, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com