TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.733 Palavras (7 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA

Carina Bruna Silva Costa

Isa Nara Ribeiro Barros

Leonardo Gonçalves Queiroz

Letícia Hermsdorff da Matta

Rogéria Gomes da Silva

                            METODOLOGIA

                                                         

BELO HORIZONTE

2015

INTRODUÇÃO

Ao discorrer sobre o estudo de Direitos Humanos desenvolvemos a pesquisa sobre seus aspectos, os Direitos Humanos são um conjunto de regras pelas quais o Estado e todos os cidadãos devem respeitar e obedecer. São garantidos legalmente pela lei de Direitos Humanos, protegendo indivíduos e grupos contra ações que interferem nas liberdades fundamentais e na dignidade humana. Estes direitos estão isentos de serem abolidos e servem para proteção das pessoas independentemente da raça, religião, gênero, nacionalidade, ou qualquer outra condição.

Em sua história vimos que nos anos 60 o regime autoritário existente no Brasil fez com que as pessoas se voltassem em nome da defesa dos direitos humanos.  Os Direitos Humanos promovem  em cada cultura a tendência de considerar seus valores como mais abrangentes e não são universais na sua forma de aplicação.

Devem fazer parte da educação em Direitos Humanos a paz, a democracia, a justiça social e o desenvolvimento, para que haja uma conscientização geral da aplicação desses Direitos. Além de ser caracterizado como um direito social, a educação é um pré-requisito para ter o gozo dos demais direitos civis e político. No Brasil, embora tenhamos avançado na concepção dos aspectos do direito e educação, sua garantia ao acesso e qualidade de ensino ainda é almejada. É, pois, tarefa de todos os que trabalham em prol da promoção e defesa dos direitos humanos, lutar pela efetividade do direito à educação ao tempo em que também nos compete denunciar sua violação. (DIAS, p.449).

Referindo-se à importância dos Direitos Humanos, é enfatizada a condição universal dos direitos humanos em contraponto ao relativismo cultural, se o universalismo se sobrepõe às particularidades culturais.  É de suma importância suas normas aprovadas pela ONU. Tendo como foco atual respeitar minorias, antes excluídas.

REFERENCIAL TEÓRICO

O direito à educação enquanto direito humano essencial, tem sido tematizado ao longo da história, por vastos documentos, movimentos e campanhas de legitimação e afirmação dos direitos de cada pessoa. Duas referências de grande valor, foi a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão 1793, e a Declaração Universal dos Direitos do Homem 1948, adotada e proclamada pela ONU- Organização das Nações Unidas.

Essas referências possibilitam pensar que o tema do direito à educação sempre esteve relacionado à evolução dos direitos humanos. A culminância dessa relação deu-se no ano de 1993 com a inserção do debate sobre a temática da Educação em Direitos Humanos na Conferência Mundial sobre Direitos Humanos, realizada em Viena, no ano de 1993 (DIAS, pg.441).

Desde sua declaração inicial, na Carta de 1934, até os dias de hoje, a ideia de educação como direito ganha contorno e adquire características diversas, graduado por aspectos de ordem jurídico-constitucional que sofrem pressões dos momentos históricos que interviram, e por vez, definiram seus conteúdos e processos.

Devem fazer parte da educação em Direitos Humanos a paz, a democracia, a justiça social e o desenvolvimento, para que haja uma conscientização geral da aplicação desses Direitos. Além de ser caracterizado como um direito social, a educação é um pré-requisito para ter o gozo dos demais direitos civis e político. No Brasil, embora tenhamos avançado na concepção dos aspectos do direito e educação, sua garantia ao acesso e qualidade de ensino ainda é almejada. É, pois, tarefa de todos os que trabalham em prol da promoção e defesa dos direitos humanos, lutar pela efetividade do direito à educação ao tempo em que também nos compete denunciar sua violação (DIAS, p.449).

3 Metodologia

3.1 Instituição Proponente

Instituto de Ciências Biológicas e Saúde

Centro Universitário UNA

3.2 Equipe executora

Carina Bruna Silva Costa

Isa Ribeiro Barros

Leonardo Queiroz Gonçalves

Leticia Hermsdorff da Matta

Rogéria Gomes da Silva

Professor(a) Orientador(a) :Aline Ottoni Moura

3.3 Público Alvo

O “SER PARTE” é uma organização que busca promover o desenvolvimento dos seus assistidos. A organização localiza-se na Avenida Presidente Castelo Branco, nº105, Vila São Paulo, Contagem-MG, e atende a crianças e adolescentes com idade entre 7 e 15 anos. A Vilma Alimentos é mantenedora do Ser Parte há seis anos. O programa é composto por oficinas ligadas à arte, música, dança e esporte. Essas oficinas visam desenvolver as potencialidades dos alunos, além de oferecer suporte para o crescimento pessoal e social. Além disso, os alunos contam com um reforço escolar.

 O grupo no qual será feita a intervenção faz parte do projeto “Bom de Bola, Bom de Escola” do Programa “SER PARTE”. Esse grupo é composto por meninos e meninas com idade entre 10 a 12 anos.

3.4 Etapas De Trabalho

O trabalho será dividido em quatro etapas: entrevista, observação,

intervenção e devolutiva.

ENTREVISTA

Nessa primeira etapa será elaborado um roteiro com 10 perguntas para entrevista com a coordenadora do programa, com o objetivo de conhecer a instituição e as demandas relacionadas ao  tema Direito Humanos. Durante a entrevista, espera-se que a coordenadora do programa apresente as principais demandas à equipe executora. Nessa etapa, pretende-se conhecer o funcionamento da instituição, as atividades socioeducativas que o projeto oferece às crianças, orientações sobre normas internas e formas de elaborar tarefas para a proposta de intervenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (192.6 Kb)   docx (46.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com