TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia da pesquisa aplicada a ciências sociais

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 2

Metodologia da pesquisa aplicada a ciências sociais

Na realização de um trabalho metodológico busca-se apresentar um problema seguido de um objetivo e justificativa, proporcionando uma visão de como os procedimentos metodológicos podem ser utilizados na contabilidade.

Em um vasto campo de pesquisas metodológicas estão os chamados delineamentos, eles são de muita importância na realização de uma pesquisa cientifica.

Kerlinger (1980,p.94) explicita que ‘’a palavra delineamento focaliza a maneira  pela qual um problema de pesquisa é concebido e colocado em uma estrutura que se torna um guia para a experimentação, coleta de dados e analise’’. Neste sentido o delineamento passa a ser um norteador de pesquisas cientificas e não sendo uma sistemática particular para tais estudos, e sim se relaciona a vários tipos de pesquisas e não somente a contabilidade.

Se a resposta para o problema não é encontrada por meios de delineamento, o processo se torna cíclico, até que seja obtido o objetivo da pesquisa.

Quando é utilizada a técnica de delineamento, a pesquisa abordada pelo autor sempre termina com outra pergunta, criando assim uma nova linha de investigações que podem servir de futuros trabalhos monográficos.

Ao realizar uma pesquisa, nos deparamos com diversas novas perguntas e respostas, podendo implicar no resultado da real problemática. Por isso, a planificação da pesquisa deve estar conectada com as respostas que o pesquisador visa encontrar.

Em relação às abordagens de autores sobre tipologias de pesquisas, fica difícil aos estudantes que irão realizar um estudo encima das tipologias de delineamento, pois cada autor apresenta diferente forma de procedimentos, sendo com agrupamentos ou não. Diante de inúmeras formas é preciso um reflexão sobre o que se pretende investigar na contabilidade.

Levando em consideração as particularidades da contabilidade, adota-se por utilizar tipologias de delineamento que mais se enquadrem nesse ramo de pesquisa, agrupadas em três categorias: objetivos, que contempla a pesquisa exploratória, descritiva e explicativa; pesquisa quanto aos procedimentos, que aborda o estudo de caso, o levantamento, a pesquisa bibliográfica, documental, pesquisa sobre a abordagem do problema, pesquisa quantitativa e qualitativa.

Em relação às tipologias de pesquisa quanto aos objetivos, o estudante deve se enquadrar na pesquisa explicativa, exploratória ou descritiva, e esse enquadramento do tipo que será utilizado serão estabelecidos pelos objetivos do trabalho monográfico.

Pesquisa exploratória é quando se obtém pouco conhecimento do estudo e busca-se aprofundar mais no assunto e trazer questões importantes para construção da pesquisa. Na pesquisa descritiva se tem o principal objetivo que é analisar uma população ou um fenômeno a fim de demonstrar quais são suas características através de técnicas padronizadas de coleta de dados. Já a pesquisa explicativa idêntica quais os fatores que determinam como vai ocorrer algum fenômeno, registrando,analisando, classificando e interpretando os estudos realizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com