TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitos sobre crianças talentosas

Abstract: Mitos sobre crianças talentosas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Abstract  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 4

Os Mitos:

• Eles conseguem se desenvolver sozinhos e sem ajuda. Isso não é absolutamente verdade. Muitas crianças talentosas ficam sem incentivo, desestimuladas, desanimadas e abandonam os esforços e disciplina necessários pra promover o desenvolvimento de seu potencial; por isso uma boa parte do talento humano é desperdiçado, mediocrizado ou permanece sem se desenvolver.

• Eles são fisicamente fracos e emocionalmente instáveis. Essa é também uma ideia falsa, pois há muitos estudos mostrando que, como grupo, as crianças bem-dotadas tendem a ser fisicamente mais forte e mais saudáveis, a longo prazo, do que a população com que é comparada. (...). Também como grupo são mais estáveis e mais fortes emocionalmente, do que os seus pares etários. Na verdade eles precisam ser mais fortes, e amadurecer melhor, para enfrentar as demandas e expectativas a que frequentemente são submetidos.

• O talento desaparece, queima-se, e crianças muito dotadas não são produtivas por muito tempo na vida adulta. Outra noção falsa. As pessoas bem-dotadas e talentosas permanecem produtivas e talentosas até idades muito avançadas e apresentam produtividade superior ao grupo de idade, em todas as faixas etárias. Entretanto, realmente acontece que muitas crianças, tidas como prodígios na faixa de idade de 2,3 a 4, 5 anos, crescem e se revelam normais, não apresentando nem produção e nem características de dotação superior, quando adultos. (...). Portanto, cabe lembrar que precocidade pode ser um sinal de capacidade elevada – mas apenas um sinal, pois muitos talentosos não foram precoces, inclusive Einstein, o maior gênio deste século, que somente começou a falar aos três anos de idade, e não conseguia ler antes dos sete! Ao passo que muitas crianças, prodígios foram adultos normais.

• O bem-dotado nasce assim, e nada pode modificá-lo, nem para mais e nem para menos. Isso também é uma noção falsa. O potencial presente como predisposições e inclinações no plano genético, ou ao nascer, é enormemente influenciado por fatores, condições e variáveis ambientais. Inteligência é um atributo que pode ser nutrido, modificado, recriado, estiolado ou desenvolvido pelo que a criança encontra, ou deixa de encontrar, em termos de condições ambientais e estimulação, durante e pela experiência de vida, e não algo a ser “descoberto” nas crianças.

• Compreender Gênio e Superdotado como sinônimos. (...) Devido a esta concepção do superdotado como um gênio, não é raro a família questionar e mesmo negar que o seu filho se qualifique como tal, quando, por exemplo, é informada pela escola que ele foi selecionado para participar de um programa de atendimento a alunos com altas habilidades. (...) O que tem sido apontado pelos estudiosos das altas habilidades/superdotação é a idéia de que existe um contínuo em termos de habilidades, seja, por exemplo, na área intelectual ou artística, apresentado o superdotado uma ou mais habilidades significativamente superiores quando comparado à população em geral. E tem sido recomendado que o termo “gênio” seja reservado para descrever apenas os indivíduos que deixaram um legado à humanidade, pelas suas contribuições originais e de grande valor.

• O superdotado se caracteriza por um excelente rendimento acadêmico. Outra ideia equivocada. Muitas vezes, observa-se uma discrepância entre o potencial (aquilo que a pessoa é capaz de realizar e aprender) e o desempenho real (aquilo que o indivíduo demonstra conhecer). Muitos são os fatores aos quais se pode atribuir este desempenho inferior. Tanto uma atitude negativa com relação à escola, como as características do currículo e métodos utilizados, além de baixas expectativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com