TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Contrato Terapêutico

Por:   •  4/12/2019  •  Exam  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  1.404 Visualizações

Página 1 de 2

O lúdico na educação infantil

De acordo com Vygotsky (1991), a brincadeira é entendida como atividade social da criança, cuja natureza e origem específicas são elementos essenciais para a construção de sua personalidade e compreensão da realidade na qual se insere.

Na Educação Infantil os jogos e brincadeiras são importantes veículo de aprendizagem experiencial, visto que permite, através do lúdico, vivenciar a aprendizagem como processo social. 

A brincadeira é importante para o desenvolvimento social e psicológico. A criança consegue viver e reconhecer a realidade através de diferentes brincadeiras, e quanto mais ela brinca, mais se desenvolve sob os diferentes aspectos, até mesmo corporal.

Com a ludicidade a criança passa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo sua liderança, e sendo liderados. A ludicidade também colabora para a saúde mental facilitando a socialização, comunicação e expressão das crianças. Assim como os jogos as brincadeiras são de suma importância para o desenvolvimento da criança na educação infantil, pois através da mesma a criança aprende a respeitar regras e favorece a autonomia da criança

As atividades lúdicas desenvolvem vários aspectos no processo de aprendizagem da criança dentre eles podemos elencar a atenção, a memorização e imaginação. O lúdico promove a aprendizagem e favorece o desenvolvimento da criança, ou seja, possibilita um desenvolvimento real, completo e prazeroso.

As atividades lúdicas proporcionam descobertas através de estímulos orientados pelo professor, que institui regras e posicionamentos para orientar os jogos e brincadeiras de forma criativa e divertida.

Concluindo, o olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim, de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (17.7 Kb)   docx (263.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com