TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivacao e emocao

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 3

 Johnmarshall Reeve. Motivação e Emoção. Capitulo Quinto: Necessidades Psicológicas 

“Este capítulo examina o significado motivacional de três necessidades psicológicas: autonomia, competência e relacionamento” (pg. 64-65).

“Quando uma atividade diz respeito a nossas necessidades psicológicas, ela nos desperta interesse. E quando a atividade satisfaz nossas necessidades psicológicas, sentimos prazer nela [..]” (pg. 65).

“Divertir-se com jogos, resolver mistérios e aceitar desafios são atividades interessantes e prazerosas precisamente porque representam para nós uma arena em que somos capazes de envolver e satisfazer nossas necessidades psicológicas” (pg.65).

“Aa necessidades psicológicas (autonomia, competência, relacionamento) existem na natureza humana e, portanto, são inerente a todas a pessoas. Três dessas necessidades organísmica são autonomia, a competência e relacionamento” (pg.65).

“As teorias organísmica têm seu nome proveniente do termo organismo, ou seja, uma entidade viva e que se encontra em uma troca ativa com seu ambiente (Brasil, 1976)” (pg.65).

“Na dialética, o ambiente atua sobre a pessoa e a pessoa atua sobre o ambiente. Tanto a pessoa quanto o ambiente estão passando por mudanças” (pg.66).

“Coletivamente, as necessidades psicológicas organísmicas, [...], fornecem ás pessoas uma motivação natural para aprender, crescer e desenvolver-se” (pg.67).

“[...] queremos ter a liberdade de construir nossos próprio objetivos, bem como a liberdade de decidir o que é importante, [...]. Em outras palavras: temos necessidade de autonomia” (pg.67).

“[...] três qualidades experienciais operam juntas para definir a experiência subjetiva de autonomia: o lócus de causalidade percebido, a escolha percebida e a volição” (pg.67).

“O ambiente que apoiam a autonomia incentivam as pessoas as a estabelecerem suas próprias metas, [...]” (pg.68).

“O oposto de um ambiente “apoiador” da autonomia é um ambiente controlador. Essencialmente, os ambiente controladores ignoram a necessidade de autonomia dos indivíduo” (pg.68).

“A competência é uma necessidade psicológica que fornece uma fonte inerente de motivação, capaz de fazer as pessoas buscarem algo e se esforçarem para alcançar o que for necessário para dominar desafios em um nível ótimo” (pg.73).

“[...], Csikszentmihalyi constatou ser possível traçar a essência do prazer à “experiência de fluxo”. O fluxo é uma experiência de tal modo prazerosa, que a pessoa frequentemente a repete porque tem esperança de ter essa experiência mais e mais vezes [...]” (pg.73).

 “[...] de fato, as pessoas têm maior experiência de fluxo no trabalho do que no lazer (Csikszentmihalyi,1982)” (pg.74).

“O fracasso produz oportunidades de aprendizagem porque tem seus próprios aspecto construtivo, que se verificam quando as pessoas identificam as causas do insucesso, tentem adotar novas estratégias, vão em busca de conselho e instrução, e assim por diante” (pg.75).

“O relacionamento é um constructo motivacional importante porque, quando as relações interpessoais apoiam o indivíduos em sua necessidade de relação, ele têm um desempenho melhor, apresentam maio resistência ao estresse e relatam ter menos dificuldades psicológicas” (pg.77).

“As relação que não envolvem o afeto, a apreciação, a aceitação e a valorização não satisfazem à necessidade de relacionamento” (Pg.77).

“As experiência que envolvem e satisfazem as necessidades psicológicas geram uma emoção positiva e um bem-estar psicológico[...]” (pg. 79).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com