TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação e Emoção - Bulimia e Anorexia

Por:   •  13/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Os transtornos alimentares são quadros psiquiátricos caracterizados por uma grave perturbação do comportamento alimentar, sendo a anorexia e a bulimia nervosas os dois tipos principais. A anorexia nervosa pode ser definida como uma recusa sistemática em manter o peso no mínimo normal adequado à idade e altura, acompanhada de uma perturbação no modo como o indivíduo vivência seu peso e sua forma física. Já a bulimia nervosa caracteriza-se por episódios de comer compulsivo, associados a sentimentos de descontrole sobre o comportamento alimentar. Nos dois casos o peso e o formato corporal exercem influência na determinação da autoestima dos pacientes que encontra-se rebaixada. 
Acredita-se atualmente que exista uma etiopatogenia multifatorial, com hipóteses da influência combinada da dinâmica familiar, do meio cultural e de aspectos da personalidade do indivíduo como fatores concorrentes para a predisposição, instalação e manutenção dos distúrbios.

Desenvolvimento

Anorexia Nervosa

A anorexia nervosa é uma doença caracterizada pelo emagrecimento excessivo, onde afeta jovens, na maioria do sexo feminino, com mais frequência entre os 13 ao 18 anos. A atenção é voltada para dietas e o medo intensivo de engordar.

Quem sofre com tal doença faz redução de alimentos em seu dia-a-dia, mas nem sempre perde o interesse pela comida em si. Em certos casos ocorre a necessidade de hospitalização, e em poucos á morte.

A anorexia vem acompanhada de alguns transtornos, como a depressão e o TOC, certos casos ocorre o uso de álcool e drogas.

Ocorre principalmente em pessoas que buscam o "corpo perfeito", que tiveram fases com discreto aumento de peso ou buscam carreiras que expõem o corpo.

O tratamento feito para o mesmo vem acompanhado de trabalho psicológico, nutricional e atividades com a família. A aceitação é trabalhada não somente com o paciente como também com os familiares mais próximos (ex: pai e mãe), que podem ajudar com a reiteração do mesmo com a sociedade.

Bulimia Nervosa

Uma pessoa com bulimia nervosa ingere muita comida em pouco tempo e então busca prevenir o ganho de peso ao tentar se livrar do que comeu tentando vomitar ou tomando laxantes. A pessoa com bulimia nervosa sente como se não pudesse controlar a quantidade de alimentos que come. Pessoas com bulimia também podem se exercitar muito para prevenir o ganho de peso. Ao contrário da anorexia, a pessoa com bulimia podem estar dentro da faixa de peso normal.

A alimentação compulsiva pode ser desencadeada por dieta, estresse ou emoções desconfortáveis. Vomitar e outras ações para prevenir ganho de peso são formas da pessoa com bulimia sentir que tem mais controle sobre sua vida. Não há uma única causa para a bulimia nervosa, mas alguns fatores podem contribuir, como permanecer nos padrões de magreza, membros da família com bulimia, eventos estressantes, ameaças e afins.

O diagnóstico da bulimia nervosa não é tão fácil porque os seus sinais muitas vezes não ficarem aparentes. Uma pessoa com bulimia pode ser magra, obesa ou ter peso normal. Além disso, os comportamentos como vomitar são muitas vezes realizados escondidos. Porém, alguns sinais podem indicar que a pessoa tem bulimia nervosa, como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com