TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação Sexual

Tese: Motivação Sexual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Tese  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 6

SINOPSE

O homossexualismo ainda é, até hoje, uma questão delicada de ser tratada. Porém a parte mais difícil fica por conta de cada individuo, que vai desde sua descoberta sobre sentimentos a pessoa do mesmo sexo até a forma que a mesma vai enfrentar as dificuldades perante a sociedade.

Como se aceitar essa condição sexual? Como contar para seus pais sobre sua opção sexual? Como se preparar para enfrentar uma sociedade, enfrentar os preconceitos? Como conviver com os problemas do cotidiano, nas escolas, com amigos?

Cada pessoa tem uma forma diferente de lidar com essas questões e cada uma delas vai de alguma forma lutar para superar esses obstáculos.

CENAS MAIS RELEVANTES E IMPACTANTES

Cada parte das entrevistas tem um ponto importante, cada individuo abraçou essa forma de vida de uma maneira diferente.

Ao todo escolhi cinco partes de cenas que resume bem a forma que todas essas pessoas lidaram com essa condição sexual.

Cena1: A descoberta de cada um, o modo que perceberam observando o sexo oposto, que esse não lhe atraia, e percebendo aos poucos e o interesse pelo mesmo sexo.

Essa é a fase que a pessoa começa a se questionar se aquilo que ela está sentindo é normal, oque ela vai fazer? como ela vai aceitar essa forma de vida?

Cena 2: Quando eles falam sobre infâncias e brinquedos.

O Homossexualismo nasce com a pessoa, e é percebido em algumas ações. Como uma participante descreveu que “brincava com bonecas, porém as barbies dela ficavam com outras barbies”. No seu jugamento isso e normal, pois a pessoa não vê nada de errado naquele ato, as pessoas estão colocando naquela brincadeira o seu sentimento e o que a mesma juga certo.

Cena3: O medo do julgamento de Deus, da família e dos amigos.

Cada pessoa demostrava o medo de assumir-se homossexual devido as reações das pessoas ao redor. Devido á forma de criação, foram induzidos a achar que isso era algo errado, um pecado, e se resguardaram para não decepcionar os pais e não sofrerem a repreensão por parte desses.

Cena 4: O ambiente escolar.

Um participante disse: “ir para a escola era uma tortura psicológica”. De fato é. A escola e onde as pessoas estão se desenvolvendo interesses. O fato das outras crianças jugarem o outro, zoarem, xingarem, excluírem, etc é um ato de tortura psicológica, fazendo com que essa criança ou adolescente perca o interesse, não pelas aulas, mais pelo ambiente escolar . E o ato de ter que ir para este local piora ainda mais a situação para esse individuo.

O fato da não se adaptar em grupos, não se destacar em esportes já é por si só uma tormenta, e junto a isso vem o desrespeito dos colegas de classe e da escola, tornando essa situação ainda mais insuportável.

Cena 5: A aceitação dentro de casa.

Contar para os pais com certeza e a parte mais difícil. Como será a reação? Como a pessoas falará sobre isso?

Do ponto em que a pessoa se descobre até o ponto em que ela se assume para seus pais, deve essa se preparar para qualquer reação.

O que interessa, de fato é a pessoa se resolver consigo mesma. Os outros não poderão fazer nada com respeito a isso. Desde que cada um esteja confortável com sua decisão, a opinião alheia não há de importar jamais.

PRINCIPAIS PONTOS ABORDADOS NO TEXTO

O debate das politicas que incluem o reconhecimento da diversidade sexual é recente em todo o mundo, incluindo o Brasil.

É emergente a inclusão de debates sobre a diversidade sexual , tanto na educação quanto na vida social. O termo da diversidade sexual está sendo muito utilizado nas politicas públicas, sociais e na educação, com intuito de mostrar que todos nós fazemos parte da diversidade sexual. Porém, de uma forma geral, o gênero heterossexual é aquele que não precisa ser denominado pelo fato de ser “normal”, já que todos somos, até que se prove o contrario.

O termo homofobia foi usado pela primeira vez pelo psicólogo George Weinberg, em 1969. Esse descreveu a homofobia como “o medo irracional que conduz a reações irracionais”.

Hoje, a palavra homofobia tem diversos significados, entre eles: medo, aversão, discriminação, etc. Daniel Borillo define a homofobia como “ uma manifestação arbitraria que consiste em designar o outro como contrario, inferior ou anormal.”

As politicas da educação que lutam contra a homofobia são a favor do respeito com a diversidade sexual, pois uma das principais criticas e a violência contra homossexuais , causadas principalmente por impulsos irracionais de outras pessoas.

Em diversos países a referencia para se criar estratégias contra a homofobia foi o crescente numero de suicídios entre os jovens e seus comportamentos de risco. Esses fatos fizeram com que fossem elaborados discursos e palestras em escolas para a conscientização de sues alunos.

No Brasil , a pesquisa de maior impacto foi realizada pela UNESCO, sendo essa pesquisa realizada em mais de 15 capitais brasileiras. O ambiente escolar e o grande dispositivo da sexualidade, pois é no ambiente escolar que deparamos com a maior forma de desigualdade. A escola deve ser pensada como um acesso a igualdade de direitos, porém o ambiente escolar e o principal responsável pela inseguridade social.

“Os adolescentes LGBT se sentem vulneráveis no seio da escola, é também porque eles também são em face de suas famílias ( Tanhia, 2004 )”

Desde 1928 a lei brasileira prevê a educação social nas escolas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com