TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NO LUGAR DO SURDO POR 30 MIN

Por:   •  8/9/2021  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

NO LUGAR DO SURDO POR 30 MIN

Ivo Rodrigo Campinas de Souza[1]

        Diante da proposta lançada pela professora de LIBRAS para realizar da atividade “No lugar do surdo por 30min”, que consiste em assistir um programa de tv durante 30 minutos, totalmente sem áudio, para que possamos de alguma forma, nessa experiência nos colar no lugar do surdo, e desmistificando também que todo surdo tem a habilidade de ler lábios.

        Então selecionei um filme na plataforma de Streaming da Netflix intitulado “O Matador”, um filme brasileiro. Logo de inicio parecia tudo normal. Apareceu o logo de abertura da plataforma, mas logo em seguida as coisas começaram a ficar estranhas. Começou a aparecem cenas mostrando todo o elenco, com flashes de armas de fogo, como se estivesse disparando. E quando a historia começa - confesso que me esforcei para entender - os personagens aparecem, e iniciam uma conversa, e às vezes, raras vezes, dava para entender uma palavra ou outra, mas não o suficiente para entender a historia do filme.

        Durante os trinta minutos, fiquei tentando compreender quem eram os personagens. Quem eram os vilões ou mocinhos. Em vários momentos a cena mudava rapidamente, em não focava nos lábios, dificultando mais ainda a compreensão. É uma sensação angustiante não saber o que se está passando na sua frente, o que as pessoas então falando. Parece tudo desconexo, sem sentido. Uma experiência, a de assistir um filme, que é para ser prazerosa, e divertida, acaba por ser um momento frustrante.

        Acabaram os trinta minutos, e pensei: uma coisa tão simples, que é assistir um filme, como pode ser tão complicado e inacessível para tantas pessoas, que são os surdo. A conclusão que cheguei é que os programas de tv não são feitos, também, para a comunidade surda, e que estes acabam ficando exclusos. Exclusão, essa é a palavra. Tantas empresas investem em marketing para passarem a imagem de inclusivas, mas na pratica deixam a desejar, e não fazem nada para mudar a realidadade.


[1] Acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática, noturno, segundo período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com