TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Namoro Na Adolescencia

Exames: Namoro Na Adolescencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 6

Namoro na adolescência: combinação de sentimentos intensos

A adolescência é uma importante fase do desenvolvimento humano, pois durante esse período é vivenciada a passagem da infância para a vida adulta.

Durante essa passagem transformações emocionais e corporais ocorrem e muitas situações novas são vivenciadas gerando conflitos que parecem sem solução para quem os vivenciam. Dentre as situações e os conflitos pela primeira vez vivenciados, têm grande destaque os relacionamentos afetivo. É durante a adolescência que grandes paixões são sentidas e os romances são vividos com profunda intensidade. Quando o adolescente se apaixona pela primeira vez, é remetido aos contos de fada infantis, nos quais o príncipe e a princesa viveriam felizes para sempre e acaba idealizando a pessoa amada como algo mágico e perfeito. Os jovens "mergulham de cabeça" nos relacionamentos, se apaixonam com muita força e vivem como se no mundo só existisse a pessoa amada. São capazes de mudar seus planos, sua rotina e sua opinião em prol do bem estar do outro. Mas, quando o jovem se dá conta que a princesa não é tão perfeita assim, ou que o príncipe pode demorar um pouco para aparecer, se sente frustrado e impotente e, devido a pouca maturidade e experiência, apresenta dificuldade para lidar com tudo isso. Nesse momento cabe aos pais ou a um profissional especializado oferecer auxilio e condições para que o jovem possa compreender e superar o ocorrido. Mas, infelizmente, por falta de um bom relacionamento em casa, vergonha dos pais ou medo de ser repreendido, o adolescente busca ajuda com os amigos que estão vivenciando os mesmos conflitos, mas que também não tem experiência e maturidade para solucioná-los. Como conseqüência de falta de apoio frente aos conflitos pode aparecer mudanças no comportamento, isolamento social, dificuldade escolar, perda de interesse nas tarefas cotidianas, interesse em abandonar os estudos (escola e faculdade), alteração no sono e no apetite e até depressão, transtorno de ansiedade e crises de pânico.

Para quem é adulto e já passou por essas vivências tudo isso pode parecer "bobeira", "charme", "falta do que fazer" ou "vontade de chamar a atenção". Mas para que está vivendo a situação a dor, o sofrimento, a dúvida e todo o conflito são realmente reais e devem ser respeitados, levados a sério e orientados para que possam ser superados.

O namoro na adolescência pode gerar diversas mudanças na vida do jovem, por isso, é preciso ter cautela para não se arrepender depois.

O namoro é um relacionamento que acontece na vida de todas as pessoas em determinadas fases. Os adolescentes, na sua maioria, optam por namorar desde muito novos e se pararmos para analisar a maioria dos jovens de 14 e 18 anos já namoram e acabam comprometendo algumas fases e oportunidades da vida por estabelecerem relacionamentos sérios com pouca idade. Na verdade o maior problema é que os jovens mergulham de cabeça em relacionamentos e se entregam de uma forma como se nada mais existisse no mundo. Apenas aquela pessoa que namora é a perfeito e tem qualidades, porém quando acontece o rompimento do relacionamento, eles acabam sofrendo muito por ter se apegado tanto e se entregado para um namoro que apenas frustrou e fez com que eles pulassem uma etapa da vida. Os pais devem acompanhar os relacionamentos dos filhos jovens e passar todas as orientações para que possam ter um namoro duradouro.

A tal historia de “ficar” é o que está em alta entre a garotada. Esse tipo de relacionamento se baseia em algo sem nenhum comprometimento. Com isso, fica cada vez mais difícil encontrar uma pessoa interessada em ter uma relação mais estável e duradoura. Além disso, a falta de comprometimento neste tipo de relação pode deixar marcas no menino ou na menina. Um deles até pode estar interessado em construir um namoro de verdade, entretanto, nada dará certo se a outra parte só estiver pensando em se divertir. Geralmente, o jovem que fica com alguém por quem está interessado pode acabar não sendo correspondido pelo mesmo sentimento.

Cuidados em um relacionamento

Para evitar este tipo de sofrimento, é necessário pensar muito bem antes de dar inicio a qualquer relação, mesmo que ela seja uma simples aventura. Com a convivência, o que era diversão pode se tornar em algo sério e tornar a interação entre o casal ainda mais forte. Portanto, ver se a outra parte sente algo verdadeiro por você e se ela não está apenas com segundas intenções, é algo muito importante. Mesmo na adolescência, o namoro passa por momentos complicados, o que faz com que o jovem aprenda a lidar com diferentes situações. Além disso, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com