TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurociência e aprendizagem

Por:   •  7/4/2015  •  Resenha  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  2.041 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Cap.1 do Livro Neurociências e Aprendizagem.

- O cerébro é a porção mais importante do sistema nervoso e atua na interação do organismo com o meio externo, além de coordenar suas funções internas.

- O sistema nervoso funciona por meio dos neurônios, suas células especializadas na condução e no processamento da informação. Os neurônios conduzem a informação por meio de impulsos elétricos que percorrem sua membrana e passam a outras células por meio de estruturas especializadas, as sinapses, onde é liberado um neuro-transmissor.

- As vias sensoriais chegam ao cérebro por meio de cadeias neuronais, que levam a informação até uma região do cortex, que é específica para o processamento daquela modalidade sensorial.

- A via motora voluntária também é constituída por uma cadeia neuronal que tem origem no cortéx motor e termina em contato com os músculos esqueléticos.

- O cortéx cerebral se organiza em unidades funcionais com regiões primárias, secundárias e terciárias, que atuam de forma hierárquica para permitir a interação com o ambiente e o processamento das funções nervosas superiores.

- O comportamento humano é função da atividade dos circuitos neuronais que funcionam em diversas áreas do sistema nervoso.

Resumo Cap.2 do Livro Neurociências e Aprendizagem.

- A organização cerebral de todos os vertebrados obedece a um plano comum. Na espécie humana, todos temos cérebros semelhantes, mas não existem dois cérebros iguais, pois os detalhes das conexões entre os neurônios são fruto da história pessoal de cada indivíduo.

- Durante o desenvolvimento pré-natal, existem varias etapas que devem ser cumpridas rigorosamente para que as conexões entre as células nervosas seja feitas de forma correta.

Muitos neurônios são produzidos e depois eliminados porque se tornam funcionais.

- O bebê humano nasce bastante imaturo, pois a maior parte das conexões em seu cérebro será feita com a ajuda das interações com o meio ambiente. Mesmo a percepção sensorial e a habilidade motora deverão passar por longos períodos de aprendizagem.

- A falta de estimulação adequada pode ser prejudicial ao desenvolvimento do cérebro. Existem períodos em que a aprendizagem de determinadas habilidades é mais fácil.

- O sistema nervoso tem uma enorme plasticidade, ou seja, uma grande capacidade de fazer e desfazer ligações entre as células nervosas como consequência das interações permanentes com o ambiente externo e interno do organimos. A plasticidade é maior nos primeiros anos de vida, mas, permanece, ainda que diminuída, por toda a existência.

- A aprendizagem e a mudança comportamental têm um correlato biológico, que é a formação e a consolidação das ligações sinápticas entre as células nervosas.

Resumo Cap.3 do Livro Neurociências e Aprendizagem.

- O cérebro não tem necessidade nem capacidade de processar todas as informações que chegam a ele. Por meio da atenção ele pode dedicar-se ás informações importantes, ignorando as que são desnecessárias.

- A atenção não é um fenômeno unitário e existem diferentes mecanismos pelos quais ela pode se regular. Uma maneira de classificar a atenção voluntária, cujos mecanismos de controles são centrais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com