TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurodesenvolvimento dislexia e tea

Por:   •  4/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 4

O filme como estrelas na terra conta história de Ishaan Awashi que sofre de dislexia que se trata da dificuldade de leitura e escrita.

A dislexia não se trata de uma doença e sim uma má formação do encéfalo que causa dificuldade de aprendizagem principalmente a decodificação dos códigos,

Ishaan frequentava uma escola tradicional e repetia as series sem conseguir mostrar sucesso ou evolução, com isso começa a ter sofrimento de ver amigos evoluído e ele não, ele sente que as pessoas o odeia. Os pais, professores, diretora e nem mesmo a coordenadora pedagógica não conseguem perceber que não é problema de disciplina ou preguiça e sim problema na aprendizagem e com isso tudo o sofrimento da criança é intenso, O relacionamento com o pai era o mais difícil pois o taxa como preguiçoso e o agredi verbalmente, ele so precisava de suporte principalmente o afetivo.

A família toma a decisão de manda-lo para um colégio interno onde tudo era mais rígido, e a criança toma aquela atitude como exclusão da família, entende tudo isso como castigo por não aprender, mas isso o desmotiva ainda mais tornando uma criança desmotivada e triste, o que ele queria mesmo era voltar para casa, sentia muita falta da mãe que dela ele sente o amor, e a instituição que estava por ser muito rígida também não percebiam seu problema de fato.

Ate que chega o professor Ram que já veio de uma experiencia diferenciada que facilitou a perceber que Ishaan tinha dificuldade de aprendizagem, sua primeira atitude foi procurar os pais para conversar e entender melhor o que estava acontecendo, e com isso o professor soube trabalhar especificamente com o garoto esse passou a se sentir mais motivado para os desempenho escolar mostrando rápidos resultados, o professor é alguém que possui capacidade para trabalhar técnicas e métodos de aprendizado específicos par que os alunos sejam inseridos no processo de aprendizagem e se sintam capacitados para desenvolver as atividades, isso tudo mostra que é possível viver com as diferenças .

O documentário: O Cérebro de Hugo, é um filme que fala do autismo, traz fatos reais com depoimentos de pessoas com autismo, e as intervenções psicológicas

Hugo tem autismo com nível mais brando do transtorno. É caracterizado por dificuldade de interação social e comunicação apresenta movimentos repetitivos e seus interesses são restritos, a origem desse transtorno é genética, a criança já nasce com o transtorno de espectro autista ela não adquire.

Hugo já nasce apresentando características diferenciadas das demais crianças, ele não interagia, chorava muito, agia de forma distante da mãe, quando maior arremessava livros no chão e corria o tempo todo pela casa. Em tempo de escola apresentava dificuldades e não tinha interação com as outas crianças, andava e falava de modo diferente das outras crianças, seu aprendizado era diferenciado, mas um gênio em matemática e tocava piano como ninguém, isso deixa seus professores em dúvidas referentes sua aprendizagem pois ate os 6 anos não pronunciava uma só palavra e aos 12 anos um dos melhores pianistas. Hugo uma criança que não tinha vínculos e nem relacionamentos, muita dificuldade de viver como uma criança normal. No decorrer do filme foram aparecendo depoimentos de outras pessoas que tinham os mesmos problemas a mesma síndrome, mostrando então as dificuldades de arrumar um emprego, viver em sociedade, construir relacionamentos so conseguem ver as rejeições das outras pessoas eles dizem ser vistos como retardados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com