TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ARTIGO DA MEMÓRIA

Por:   •  18/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

CURSO DE PSICOLOGIA

JESUS LUIZ MANTOAN FARIA FERREIRA

ARTIGO DA MEMÓRIA

Memória

CAMPUS PIRACICABA – SP

2021

JESUS LUIZ MANTOAN FARIA FERREIRA

ARTIGO DA MEMÓRIA

Memória

Trabalho apresentado para a disciplina de Processos Psicológicos Básicos pelo Curso de Psicologia da Universidade Anhembi Morumbi.

Orientador(a): Thais Cazati Faleiros

CAMPUS PIRACICABA – SP

2021

Sumário

1.        MEMÓRIA        1

1.1.        Introdução        1

1.1.1.        Resumo        1

1.1.2.        Objetivos        1

1.2.        Desenvolvimento        1

1.2.1.        Classificações        2

1.2.2.        Memória de curta duração        2

1.2.3.        Memória de trabalho        2

1.2.4.        Memória de longa duração        2

1.3.        Conclusão        2

BIBLIOGRAFIA        3

  1. MEMÓRIA

  1. Introdução

  1. Resumo

Neste trabalho, vai ser proporcionado um resumo sobre um artigo da memória, classificação fenomenológica da memória, incluindo a memória de trabalho e as memórias de curta duração e de longa duração. Processo de firmação das memórias, mostrando os mecanismos biológicos envolvidos nos processos da memória.

De maneira minimalista a memória é a forma e capacidade que os seres vivos têm de receber, guardar e trazer informações. Por mais que essa seja uma visão abreviada do que realmente seria a memória, veremos, ao identificar o que realmente é a memória, que ela não é algo simples de ser processada, mantida, escrita e entendida.

  1. Objetivos

Ela é um dos mais importantes processos psicológicos, pois ela também monta tudo o que fazemos no nosso dia a dia, a memória faz parte de toda a nossa realidade. Sem ela não iriamos saber qual nosso nome, sobrenome ou qualquer informação recebida dês de quando nascemos, nosso objetivo de trabalho é compreender os processos e entender como a memória pode funcionar.

  1. Desenvolvimento

Colocando em parte que as memorias são mantidas, o conhecimento sobre o modo de armazenamento ainda é pouco compreendido. O que sabemos até hoje é que as informações ao chegar em nosso cérebro formam um circuito, a informação recebida causa sinapses, sendo forçada acabara resultando na retenção do evento (um fato, um objeto, uma experiência pessoal ou interpessoal, um sentimento ou uma emoção).

O processo de armazenamento pode ser dividido em três subprocessos: aquisição, consolidação e evocação. Aquisição é para o momento em que a informação é recebida no sistema nervoso pelas estruturas sensoriais que enviam a informação para o cérebro. Que atingem órgãos receptores, que através dos nervos sensitivos guia-se até o sistema nervoso central.

As alterações morfológicas e funcionais tem como base biológico a mesma manifestação: a síntese proteica, que resumidamente quando as informações são repetidas diversas vezes de alguma maneira ainda desconhecida, produz fatores que fazem alterações funcionais e alterações morfológicas em conjunto com o DNA do neurônio.

  1. Classificações

A memória possui classificações que colocam como memória de curto prazo e memória de longo prazo, mas algumas classificações mais recentes colocam em pauta outras características que vão além do tempo de retenção da informação. Exemplos: tempo de armazenamento (ultrarrápida, curto prazo e longo prazo) e natureza da memória (explícita, implícita e de trabalho). Por outro lado, também há a divisão de caráter funcional: a memória de arquivo e a memória de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (145.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com