TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ASSEDIO SEXUAL E O RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO JUNTO DOS ALUNOS DO LICEU Nº 15 ANTÓNIO JÚLIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DO CAMUCUIO, PROVÍNCIA DO NAMIBE

Por:   •  15/11/2018  •  Monografia  •  10.286 Palavras (42 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 42

[pic 1]

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO

ISCED- HUÍLA

TEMA: O ASSEDIO SEXUAL E O RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO JUNTO DOS ALUNOS DO LICEU Nº 15 ANTÓNIO JÚLIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DO CAMUCUIO, PROVÍNCIA DO NAMIBE

AUTOR: Firmino Tchimanha  Francisco Sapalalo

Lubango

2018

[pic 2]

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO

ISCED- HUÍLA

TEMA: O ASSEDIO SEXUAL E O RENDIMENTO ESCOLAR:UM ESTUDO JUNTO DOS ALUNOS DO LICEU Nº 15 ANTÓNIO JÚLIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DO CAMUCUIO, PROVÍNCIA DO NAMIBE

[pic 3]

 Autor: Firmino Tchimanha Francisco Sapalalo

Tutora: PhD, Antónia de Oliveira

        

LUBANGO

2018


Dedicatória

Dedico o presente Trabalho de Fim de Curso, aos meus pais, Jorge Sapalalo e Francisca Romana; aos meus irmãos João Sapalalo, Maria Pascoalina. Uma dedicação especial a minha querida esposa Emília Cassinda pelo companheirismo, não me esquecendo dos meus filhos, Américo Sapalalo e José Nambalo Sapalalo.


Agradecimentos

 Chegar ao fim de um trabalho como este, foi um grande desafio, mas a satisfação de terminar compensa todas as dificuldades que enfrentei durante a trajectória da minha formação.

Assim sendo quero em primeiro lugar agradecer a DEUS aos meus pais, irmãos primos, tios, que comigo partilharam as emoções da maravilhosa vida infantil.

A orientadora Phd, Antónia de Oliveira que não poupou esforços, paciência e vontade em assumir este trabalho e acompanhar-me até ao fim.

Os meus agradecimentos são extensivos aos meus professores do curso de psicologia que tanto fizeram na transmissão dos conhecimentos através das suas experiências.

Aos meus colegas em especial o Makiesssi, Luciano, e Jacinto que sempre apoiaram-me nos bons e maus momentos da minha formação, ainda aos meus amigos Francisco, Simão que sempre mostraram disponibilidade em ajudar-me.

A direcção do Liceu nº 15 António dos Santos -Camucuio, professores, e os seus alunos em especial o Director Caculete Nambalo José e seu subdirector António Mango o meu voto de gratidão pela paciência, pela informação necessária e apoio incondicional que me foi concedida.


Resumo

O presente trabalho tem como título, O assédio sexual e o rendimento escolar: um estudo junto dos alunos do Liceu nº 15 António Júlio dos santos do município do Camucuio, província do Namibe. Foi elaborado com objectivo de descrever o assédio sexual e o rendimento escolar no Liceu nº 15 António Júlio dos santos do município do Camucuio, província do Namibe. A realização da presente investigação, foi motivada pela constatação de aumento significativo de números de casos de assédio sexual no Liceu supracitado. No sentido de aprofundar análise do tema proposto, definiu-se 70 estudantes da 12ª classe para população, das quais foram seleccionados 50 para amostra. De realçar que a investigação feita insere-se no âmbito da Psicologia Social, concretamente no Liceu nº 15 António Júlio dos santos do município do Camucuio, província do Namibe. Por outro lado, importa referir que a presente investigação comporta dois capítulos, isto é, Iº que serviu para enquadrar teoricamente o assédio sexual e o rendimento escolar e IIº para fundamentar metodologicamente o tema acima referido. Mais adiante, o trabalho conclui que existe assédio sexual no Liceu nº 15 António Júlio dos santos do município do Camucuio, província do Namibe, que é praticado maioritariamente pelos professores sobre os alunos de sexo feminino, que ocorre maioritariamente por forma verbal do assédio, que a pobreza é um dos principais factores que influenciam o assédio sexual na escola. Após a conclusão, sugeriu-se que se reforce o mecanismo de divulgação do assédio sexual na escola, de forma a contribuir na identificação precoce deste fenómeno, dentre outras sugestões.

Palavras-chave do tema: Assédio sexual e rendimento escolar



Conteúdo

Agradecimentos        II

Resumo        III

Índice de tabela        II

Introdução        1

Introdução do capítulo        4

1.1 Assédio        4

1.1  Assédio Sexual        5

1.3 Assédio sexual no contexto escolar        6

1.4 As formas de assédio sexual no contexto escolar        7

1.5 Os factores que influenciam o assédio sexual no contexto escolar        10

1.6 Caracterização do assédio sexual no contexto escolar angolano        11

1.7 Rendimento escolar        12

1.8.2. Aluno        13

1.8.2.1 O aluno e rendimento escolar        13

1.8.3 A família        13

1.8.3.1 A família e o rendimento escolar        14

1.8.3 Cultura        14

1.8.3.1 A Cultura e o rendimento escolar        14

1.8.4 Escola        15

1.8.4.1 Escola e rendimento escolar        15

1.8.5 Professor        15

1.8.5.1 Professor e rendimento escolar        15

1.9 As consequências do assédio sexual no rendimento escolar        16

II Capítulo - Fundamentação Metodológica        19

Introdução do capítulo        20

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67.8 Kb)   pdf (431 Kb)   docx (954.1 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com