TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

2-CONCEITO DE ASSÉDIO MORAL.

Pode ser definido como toda e qualquer conduta abusiva, seja ela feita em forma de gestos, palavras, comportamento e atitudes, que fere a integridade ou dignidade psíquica ou física de outra pessoa. O ato de assediar importa causar algum tipo de humilhação, desconforto emocional, constrangimento, de forma que a vítima se sinta de alguma forma emocionalmente abalada e destruída. 2.1 ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO.

Caracteriza-se pela sobrecarga de tarefas, instruções imprecisas, imposição de horários, isolamento ou até mesmo restrição ao uso do banheiro são outros exemplos. Dentre as principais características do ato, estão a repetição e a possibilidade de ocorrência entre colegas de cargos diferentes ou de mesma função.

2.2 TIPOS DE ASSÉDIO MORAL NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL:

Assédio moral simples e assédio moral coletivo: perpetrado por um trabalhador singular(simples) ou por um grupo de trabalhadores(coletivo).

Assédio moral praticado por terceiros: agente assediador fora do local de trabalho como por exemplo o cliente.

Assédio horizontal ou transversal: agente assediador se encontra no mesmo nível hierárquico que a vítima.

Assédio moral vertical: tipo de assédio praticado por agentes de níveis hierárquicos diferente do da vítima. Pode ser dividido em subespécies: Ascendente: pessoas de nível hierárquico de nível inferior ao da vítima. Descendente: agente de nível hierárquico superior ao da vítima.

Assédio moral misto: engloba agentes de níveis verticais e horizontais. Geralmente nessa situação há um agressor principal e outros circunstanciais.

2.3 PERFIL DO AGRESSOR:

● falta de empatia. ● incapacidade para superar sua inferioridade. ● baixa autoestima. ● falta de sentimento de culpa. ● frieza em suas ações. ● planejamento.

4

● carência de ansiedade, angústia e medo anormal. ● ambição desmedida. ● debilidade ética e moral. ● os meios justificam os fins.

2.4 ​​PERFIL DA VÍTIMA DE ABUSO MORAL:

● Trabalhadores com mais de 35 anos; ● Os que atingem salários muito altos;* ● Saudáveis, escrupulosos, honestos; ● As pessoas que têm senso de culpa muito desenvolvido; ● Dedicados, excessivamente até, ao trabalho, perfeccionistas, ● impecáveis, não hesitam em trabalhar nos fins de semana, ficam até mais tarde e não faltam ao trabalho mesmo quando doentes; ● Não se curvam ao autoritarismo, nem se deixam subjugar; ● São mais competentes que o agressor; ● Pessoas que estão perdendo a cada dia a resistência física e psicológica para suportar humilhações; ● Portadores de algum tipo de deficiência; ● Mulher em um grupo de homens; ● Homem em um grupo de mulheres; ● Os que têm crença religiosa ou orientação sexual diferente daquele que assedia; ● Quem tem limitação de oportunidades por ser especialista; ● Aqueles que vivem sós; ● Mulheres casadas e/ou grávidas e/ou que têm filhos pequenos. ● 70% das vítimas são mulheres.

2.5 CONSEQUÊNCIAS PARA A VÍTIMA:

● suícidio. ● depressão. ● alteração de sono. ● sensação de cansaço permanente. ● dor de cabeça, enxaqueca. ● falta de concentração. ● tensão nervosa, ansiedade e angústia. ● irritabilidade. ● culpa: crença que a vítima merece o castigo. ● sentimentos de medo, de inferioridade, de inutilidade. ● alcoolismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com