TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aconselhamento Genético

Por:   •  10/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Aconselhamento Genético

Durante o estudo da genética, é comum verificarmos a probabilidade de algum evento ocorrer através do heredograma, para tornar a família ciente através do histórico dela se o filho carregará alguma falha genética. O exemplo prático disso é chamado de aconselhamento genético, que consiste nessa verificação e orientar os casais que possuem grandes chances de transmitirem alguma doença, avaliando as consequências que isso pode trazer para ajudar na decisão dos casais.

O procedimento é indicado para casais com grave histórico familiar de doenças degenerativas ou com idade avançada, por ter uma chance maior de gerar filhos doentes. Ele funciona em etapas: primeiramente, o casal é submetido a perguntas afim de colher o máximo de informação possível, para averiguar qual o risco de alguma doença ser transmitida, sendo um procedimento demorado, depois, exames físicos e complementares são aplicados, como o cariótipo.

Após o diagnóstico, deverá ser esclarecido as possibilidades de prevenção se possível, e tornar o casal consciente das consequências, com acompanhamento de uma equipe profissional, com foco de mostrar como será a vida do casal no caso de optarem em ter o filho, já que doenças genéticas geram limitações tanto psicológicas quanto econômicas.

Atualmente é desafiante fazer o diagnostico do bebê durante a gestação, além de ser traumático, porque, em alguns casos, o aborto é a melhor solução, tornando possivelmente um sonho do casal em uma decisão estritamente difícil, e em casos assim que o aconselhamento genético trabalha.

Para que o aconselhamento ocorra, é necessária uma equipe multiprofissional, acompanhada de especialistas da genética médica e um suporte de psicólogos, devido ser um procedimento considerado difícil de se lidar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com