TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aconselhamento Genético

Por:   •  11/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

Aconselhamento Genético

O Aconselho Genético surgiu em 1940 nos Estados Unidos e a partir de então vem crescendo em todo o mundo. Iniciou com o Médico Sheldon Reed.

O Aconselho Genético é uma prática em saúde pública, uma consulta onde o tema ,são os genes individuais ou familiares cabe ao médico informar sobre riscos, probabilidades de nascimentos de crianças com os traçados e os genes herdados, essa consulta pode ocorrer em diferentes ciclos de vida de um individuo e em caso de doenças incuráveis e sem tratamento não permite antecipar medidas de cuidados em saúde, mas tem muita diferença em seu bem estar.

Como a sociedade lida com as características indesejáveis. Passou-se até hoje por três desenvolvimentos básicos o Eugenista ,o Preventista e o modelo Psicológico.

O Eugenista criado por Francis Galton em 1885 propôs o termo Eugenia “Bem Gerado” seria o uso da ciência para melhorias de vida. Mas o modelo Eugenista trouxe prejuízo para o desenvolvimento da genética, pois suas leis eram baseadas em deduções simples, acredita-se que o aprisionamento durante a vida dos afetados (pessoas com doenças genéticas) seria a eliminação dessas doenças, sendo assim seus resultados foram desastrosos. Ao contrário do que propôs Galton, Sheldon Reed propôs o aconselho genético para as famílias com pessoas com doenças genéticas.

Hoje temos uma grande preocupação com a volta Eugenia, na China as leis de cuidados de saúde materno e infantis seria para os casais com o AG ver se possuem alguma doença genética, caso alguns dos membros apresentar terá que ser feita a esterilização ou o uso de concentração por longo período, mesmo assim se for detectada algum caso de feto com doença hereditária o medico recomenda o aborto.

O modelo Preventista ou medico, iniciou em 1990 com os princípios:

  • Diminuir e eliminar doenças genéticas;
  • Somente em grandes centros médicos a genética passa a ser uma disciplina clinica;
  • A base do aconselhamento genético é o diagnostico medico acurado;
  • O médico passa a ser um legitimo provedor do AG;
  • O médico usa-se AG a relação Médice-paciente tradicional e se baseia no principio da neutralidade.

O modulo psicoterapêutico ou psicossocial, os médicos percebem que as informações passadas no AG é também um processo doloroso para as famílias, sendo assim essas pessoas terão que aprender a lidar com seus sentimentos. Os médicos perceberam também outras situações como tipos de personalidades, convicções religiosa, disfunções sociais, etc. Casos que interferem no AG ou seja como as pessoas devem se ajudar e serem  ajudadas no caso de doença familiar ou com os riscos de ocorrências / recorrência sendo esse um processo psicossocial de ajuste (coping).

O processo do AG é dividido em três partes sendo elas:

1º fase é o estabelecimento ou a confirmação do diagnostico,

levando em consideração o estado psicológico dos pacientes que o procuraram para o AG ,ser franco com os pacientes ou pessoas da família, pois doenças genéticas quando descobertas desencadeia varias reações de culpa, sofrimento,impotência entre outros pelo fato de não saber trabalhar essa situação com seu filho que tem algum problema genético.

2º Esta fase é mais teórica, fora do contato familiar, em que os profissionais estabelecem baseados no diagnóstico etiológico, a causa da doença, por exemplo, ambiental, genética, multifatorial ou desconhecida. Ainda, se for genética, se é cromossômica ou gênica e, em cada uma destas, os seus subtipos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com