TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aconselhamento Psicanalíticos

Por:   •  20/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.053 Palavras (17 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 17

Índice

Capitulo 1 2

1. Introdução 2

2. Objectivos: 3

2.1 Geral: 3

2.2 Especifico: 3

2.3 Metodologia 3

2.4 Justificativa 3

CAPITULO 2 4

3. Revisão da literatura 4

3.1 Aconselhamento 4

3.2 Aconselhamento psicanalítico 4

3.2.1 Conceitos Chaves 4

3.2.2 Objectivos, Papel, Estruturação de actividades, Técnicas, Contribuições e Limitações. 7

3.3 Implicações para o Aconselhamento 8

4.1 Conceitos chaves 10

4.1.2 Pensamento automático 10

4.1.3 Crenças intermediarias 11

3.1.4 Crenças centrais 11

4.2 Implicações para o aconselhamento 12

4.3 Objectivos, Papel, Estruturação de actividades, Técnicas, Contribuições e Limitações. 12

Capitulo 3 14

5. Conclusão 14

6. Referências bibliográficas 15

Capitulo 1

1. Introdução

O presente trabalho foi elaborado pelo grupo 2 da turma do terceiro ano de psicologia clinica e assistência social, que tem como tema o Aconselhamento psicanalítico e o aconselhamento cognitivo comportamental.

O aconselhamento psicanalítico criada por Sigmund Freud, dá enfase o passado do individuo para poder compreender de forma mais completa o seu comportamento presente, já que, muitos dos conflitos sentidos no presente tem suas raízes em experiencias que ocorreram na infância, e faz o uso de algumas técnicas como por exemplo a associação livre e a interpretação de sonhos, para a explorar o inconsciente e resolver o problema da melhor forma.

E o aconselhamento cognitivo comportamental que coloca grande enfase na restruturação dos processos cognitivos dos clientes que numa definição clara dos objectivos a atingir em termos de mudança de comportamento, modificam o comportamento aprendido pois, este também pode ser desaprendido. Descrita por Donald Michenbaum, apresenta técnicas que ajudam no processo de reestruturação psicológica dos clientes.

Este trabalho esta organizado em 3 capítulos, no primeiro encontramos a introdução, objectivos e a metodologia; no segundo a revisão de literatura e no terceiro a conclusão.

Para a realização do presente trabalho usamos como métodos a bibliográfica que consistiu em explicar o que pode ser um aconselhamento psicanalítico, suas técnicas, limitações, contribuições e outros. Usamos também alguns artigos da internet que usamos para definir o que seria o aconselhamento de forma geral.

2. Objectivos:

2.1 Geral:

 Explicar e descrever de uma forma geral, clara e resumida o aconselhamento psicológico e seus componentes.

2.2 Especifico:

 Identificar os conceitos chaves do aconselhamento psicanalítico;

 Explicar o papel do terapeuta, conselheiro e do cliente durante as secções;

 Descrever as técnicas usadas no aconselhamento psicanalítico;

 Apontar as contribuições e as limitações neste processo.

2.3 Metodologia

Para a realização do presente trabalho usamos como métodos a bibliográfica que consistiu em explicar o que pode ser um aconselhamento psicanalítico, suas técnicas, limitações, contribuições e outros. Usamos também alguns artigos da internet que usamos para definir o que seria o aconselhamento de forma geral.

2.4 Justificativa

Escolhemos este tema porque é um tema bastante comum e interessante pois a sua aplicabilidade na psicologia é importante e nos ajuda a identificar aquilo que seria o nosso problema usando técnicas que exploram o nosso inconsciente. Porque muitos dos problemas dos adultos de hoje são resultam na nossa infância e as vezes através de alguns mecanismos de defesa reprimomos e voltam a aparecer quando se é adulto. E também porque concordamos com os ideias do autor Sigmund Freud que elaborou a teoria.

CAPITULO 2

3. Revisão da literatura

3.1 Aconselhamento

Segundo Fabio Scorsolini-Comin (2014, pp. 4) É uma relação de ajuda na qual o cliente, ou a pessoa em busca de atendimento, buscava alívio para suas tensões, esclarecimentos para suas dúvidas ou acompanhamento terapêutico em face de problemáticas enfrentadas em diversos domínios da vida, como o educacional, o profissional e o emocional, não envolvendo apenas o fornecimento de informações, a aplicação de testes psicológicos e a orientação considerada diretiva (Hutz-Midgett e Hutz, 2012; Morato, 1999; Pupo e Ayres, 2013; Rosenberg, 1987; Scorsolini-Comin e Santos, 2013; Trindade e Teixeira, 2000).

3.2 Aconselhamento psicanalítico

Os conselhos derivados da psicanalise como consciente transferência, mecanismo de defesa, etc. revolucionarão o modo de conceber o funcionamento do aparelho psíquico. Com uma obra imensa e complexa Sigmund Freud (1856-1939), fundamenta-se excencialmente no método de investigação de associação livre que proporciona os dados utilizados para formular conceitos chaves de motivação de inconsciente, conflito e simbolismo. A semelhança de outras teorias da personalidade, a teoria psicanalítica diz respeito, em primeiro lugar, a elucidação dos factos e dos factores que motivarão o comportamento. No entanto, é única a considerar que essas forças motivadoras se originarão por processos mentais inconscientes. (Borges & Filho, 2004).

A demostração da existência de um pensamento inconsciente e o seu conceito de determinismo psíquico são considerados como as suas maiores contribuições a ciência. Segundo freud, os processos mentais inconscientes ocorrem com grande frequência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com