TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente Experimental

Por:   •  26/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

Descrição do Ambiente Experimental: Este dado experimento foi executado em minha residência.

Objetivo e observação: Objetivo será condicionar com as contingências de reforço positivo e negativo, punição positiva e punição negativa os comportamentos do cão e observar a validade do estudo experimental para ver se esse dado experimento dará certo ou não.

Reforço Positivo:  Quando é dada uma recompensa diante do comportamento desejado, quando o resultado é favorável, recompensa ocorre após uma ação, o comportamento particular será reforçado.

Como tentativa de reforço positivo, irei pingar no lugar onde quero que meu cachorro faça as suas necessidades um estimulador para que ele execute suas necessidades fisiológicas em um determinado lugar, caso ele efetue essa ação, irei dar como recompensa um petisco na tentativa de reforçar esse limitado comportamento.

Aplicado o estimulador esperei adquirir alguma resposta, que primeiramente foi dado com sucesso, fazendo assim com que eu desse um petisco para que esse comportamento seja reforçado mais vezes, já na segunda vez não obtive sucesso, sendo assim ignorei o comportamento não dando absolutamente nada como reforço.

Reforço Negativo:  Aumento da frequência de um determinado comportamento pela soma de alguma coisa como consequência, ou seja, algo desagradável é removido devido comportamento desejado.

Borrifar água na cara do cão cada vez que ele latir para algum vizinho, caso não lata não irei borrifar água em sua cara, tirarei uma consequência desagradável para o cão que no caso seria borrifar agua, para aumentar a probabilidade  do comportamento que no caso seria de ele não latir cada vez que enxergar algum vizinho.

Feito esse experimento obtive sucesso, cada vez que o cão latia eu borrifava água em sua cara fazendo assim com que ele ficasse incomodado parando assim de latir e não tendo nenhuma consequência desagradável diante disso.

Punição positiva: Diminuição da frequência de um determinado comportamento acrescentando alguma coisa como consequência desse comportamento.

Cada vez chegar em casa e meu cachorro pular e ficar eufórico, não irei dar atenção ignorando-o, dando atenção somente quando ele sentar e ficar calmo. Na tentativa de tirar dele algo que ele quer muito que no caso seria atenção.

Na prática, cada vez que ao chegar em casa eu era recebida com pulos, latidos e agitação ignorava a presença dele, não dando atenção, na tentativa de diminuir a frequência deste dado comportamento. Quando ele sentava eu fazia carinho, caso voltasse a se agitar ignorava novamente até que outra vez se acalmasse. O experimento deu certo, porém ainda é necessário ser reforçado inúmeras vezes.

Punição Negativa: Diminuição da frequência do comportamento acrescentando, adicionando uma consequência desse comportamento, antes do comportamento essa coisa não está presente, depois da ocorrência do mesmo, essa coisa passa a ser adicionada a situação.

Cada vez que sair para passear com meu cão e ele puxar a coleira eu irei parar de caminhar até que o mesmo se acalme e passe a caminhar ao meu lado, na tentativa de diminuir o comportamento dele de puxar o laço e dando como consequência eu parando de caminhar e leva-lo para passear.

De primeiro obtive resistência por parte do cão que era muito teimoso, após inúmeras vezes que ele puxava a coleira e eu parava de caminhar fazendo assim com que ele senta-se ao meu lado e prosseguisse apenas ao meu comando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com