TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bacharelado em Psicologia

Por:   •  6/11/2022  •  Artigo  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Curso: Bacharelado em Psicologia

Disciplina: CHF245 - Sujeito e cultura

Docente: Profª Patrícia Navarro De Almeida Couto

Discente: Amanda Leite da Silva

Data de entrega: 28/10/2022

Trabalho etnográfico – Bar Módulo 8

  Realizei a observação para a etnografia no bar Módulo 8, no dia 21/10/2022 com início às 21h30min e término às 22h30min. Ele se localiza na rua G, próximo ao portão lateral da Universidade Estadual de Feira de Santana. Com público em sua maioria jovem e universitário, funciona de terça a sexta, sendo o penúltimo dia da semana o mais movimentado e o escolhido para o trabalho. Fica entre outras duas barriquinhas e uma delas é sua vizinha, tendo como separação apenas uma lona amarela. Sua estrutura é aberta, com pilastras altas que sustentam folhas de ternite. Há em uma delas uma placa com o nome ‘Módulo 8’ bem acima do telhado. Possui 2 mesas de sinuca.  No dia em questão, estava com várias mesas e cadeiras de plástico espalhadas em sua frente e, principalmente, ao fundo do local.

  No horário que começou a observação, a cerveja já tinha quase acabado, por isso havia várias caixas empilhadas com garrafas de IL (litrão) vazias na parte trás, além de outras espalhadas em todo o espaço. Uma senhora vendia churrasquinho ao lado dessa região.

 

  O consumo de bebidas no Módulo 8 era bastante barato. Por exemplo: a cerveja de 1L é vendida por 8 reais e 50 centavos e a latinha por 3 reais e 50 centavos. Embora a bebida alcoólica fosse mais popular, havia opções para quem não desejasse consumi-lás. Nada com preço exorbitante.

  Ao som de músicas populares, como, pagode, funk e brega, saindo de dois locais distintos – da sede do bar e do fundo, em frente a uma casa que durante o dia vende comida e à noite, salgados -, os jovens se espalhavam sentados em torno das mesas, parados em pé, dançando ou jogando sinuca. Dois grupos estavam mais afastados do resto: um deles com 3 pessoas que assim permaneceu durante o período que eu estava realizando a observação. Já o outro, estava junto à caixa de som próxima da casa e constantemente seus membros saíam e voltavam ao local de origem.

    Muitas bolsas estavam espalhadas nas cadeiras e mais estudantes chegaram da UEFS por volta das 22h, vindo depois do término das aulas noturnas, evidenciando assim, o perfil do público que frequenta aquele ambiente. Na parte posterior, as pessoas estavam mais agitadas em contraste com o público da frente.

  Representando os animados, as mulheres dançaram as músicas tocadas no ambiente. Elas vestiam blusas pretas e aparentemente eram colegas de turma. Em casais, sozinhas ou com diversas integrantes, elas trocavam de coreografia de acordo com o ritmo do momento. Não vi homens dançando, contudo eles jogaram sinuca na parte frontal sob o teto de ternite do bar. Esse grupo em volta da mesa era majoritariamente masculino, porém algumas garotas participaram da disputa, uma de cada vez.

  Em relação as vestimentas, foi notado que homens vestiam bermuda, calça e camisa. Calçavam tênis ou sandálias. Mulheres, em sua maioria, estavam de cropped com saia longa ou curta, short e calça, mas havia aquelas com blusa também. Não usavam maquiagem e seus calçados eram baixos e similares aos masculinos: tênis e sandálias. Independente do gênero, seus trajes eram informais.

   Algumas pessoas estavam levemente alcoolizadas, outras fumando cigarro – apenas uma fumava cigarro eletrônico -, não vi casais namorando e vários indivíduos tinham adesivos do PT. Em dado momento, foi tocada uma música política: a paródia de Samba da Polly, do cantor Oh Polêmico, feita como propaganda dos candidatos a governador da Bahia, Jerônimo, e a presidência do Brasil, Lula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (95.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com