TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Schereber - Freud

Por:   •  8/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE[pic 1][pic 2]

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Curso de PSICOLOGIA

Disciplina: Psicopatologia Psicodinâmica                                                                                  Turma: 5ºK

Professor: Julia Garcia Durand                                                               Data:

Nome do aluno: Giovanna De Marchi Benassi  TIA: 41742052

Trabalho sobre o caso clínico Schreber, para ser feito individualmente e entregue até dia 25.3.2020

A partir da leitura do caso clínico de Schreber, descrito por Nasio em seu livro Os grandes casos de psicose, descreva os dois pólos da paranóia de Schreber, a compreensão freudiana do delírio do paciente e os principais mecanismos de defesa que ele utiliza.

O primeiro polo da paranoia de Schreber descrito no texto é a ideia de prejuízo e perseguição, onde o paciente acredita que Deus fomenta um complô contra ele, visando sua aniquilação física e sua destruição mental. Esse Deus também era alvo de uma dinâmica de transferência e de deslocamento, assumindo o papel do pai de Schreber. Ao ser internado na clínica do professor Fleching, este também se torna uma figura persecutória para o paciente.

O segundo polo da paranoia é a ideia de superestimação de si mesmo, destacando-se em momentos do texto em que o paciente diz, com base em seus delírios, que após a aniquilação da terra, ele será o único sobrevivente, que as pessoas que o cercam não passam de simples formas humanas, atribuindo a si mesmo uma imagem de um ser divino. Na passagem ao ato esquizofrênico, Schreber, baseado em seus delírios, deixa claro que sua feminilidade só seria possível se fosse absoluta, ou seja, ser mulher de Deus.

Ao analisar o caso de Schreber, Freud afirma que os delírios do paciente são um reinvestimento libidinal progressivo. Também diz que Deus representava um substituto paterno para Schreber e, com isso, constatou a ausência ou o fracasso da experiência da castração e do Édipo no paciente. A representação feminina era totalmente inaceitável, porém era desejada em nome da salvação da humanidade de Deus que o escolheu como parceira. Para Schreber, a redenção do mundo passa pela inversão de seus órgãos.

Freud concluiu que a paranoia é a expressão de uma fixação narcísica e da luta contra essa fixação e introduziu a função do narcisismo, ou seja, a escolha homossexual seria de natureza narcísica. Essas tendências homossexuais são desviadas para as relações sociais. Os paranoicos utilizam uma defesa para a sexualização das relações sociais.

Os principais mecanismos de defesa que Schreber utiliza são: projeção, recalque, deslocamento (o medo provocado pelo desejo relacionado aos objetos originais passa para outros objetos secundários), racionalização (caso o sujeito entre em contato com a realidade incompatível, a racionalização irá inibir as reais motivações para a existência de determinado sentimento, conduta ou ideia no indivíduo, no caso de Schreber, ao sonhar com o desejo de transformar-se em mulher, ele atribuiu essa ideia não a um desejo subjetivo inerente a ele próprio, mas formulou uma teoria de que essa transformação não iria satisfazê-lo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (227.6 Kb)   docx (67.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com