TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Centro de Psicologia Aplicada

Por:   •  22/8/2023  •  Resenha  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Centro de Psicologia Aplicada

               Campus: Assis        

     

NOME: Roberta Dalbem Moreno

RA: 5696941

DATA: 09/08/2023

RESENHA N°: 1

PROFESSOR SUPERVISOR: Renata Barbosa

MATÉRIA: Atendimentos Clínicos Breves Abordagem Fenomenológico-Existencial

RESENHA

Do desabrigo à confiança

O livro vem para contribuir na terapia da Daseinsanalyse, esclarecendo a fenomenologia a partir de Martin Heidegger em relação o existir do ser humano, da sensibilidade terapêutica e a familiaridade.

A fenomenologia não é formalmente uma teoria, mas sim o modo que pretendemos investigar – se sustenta no pensamento fisiológico, o fenômeno que determina a compreensão do que é “ser”.

O interesse pelo modo fenomenológico de pensar nota-se especialmente no âmbito daquelas coisas, que de maneira direta e profunda, dizem respeito ao que é especificamente próprio do humano. Entre essas coisas se destaca o próprio fenômeno da existência humana. (Sapienza, Bilê Tatit, 2007, pg. 09)

A filosofia de Martin Heidgger se aproxima do modo de ser do ser humano, a existência do Dasein – ontológico.

Compreender a distinção como cada paciente é, seu existir ôntico, suas possibilidades de ser- no- mundo que é seu.

O pensar Daseinsanalyse requerer que se transite do ôntico ao ontológico, revelar como cada paciente se permite viver no mundo e existe dentro do Dasein que é descrito por Heidgger, sendo possível o modo de vir- a- ser de cada indivíduo.

Concebemos que o que temos diante de nós é uma “existência”, ou seja, nada mais e nada menos do que aquilo que caracteriza o ser daquele ente chamado homem. Em nossa concepção podemos dispensar o conceito de psiquismo, mas não há como ignorar que ali diante de nós alguém existe. (Sapienza, Bilê Tatit, 2007, pg. 16)

No livro Bile coloca algumas reflexões ontológicas e situações ônticas, onde representa um grande envolvimento com seu trabalho como terapeuta, enfatizando a teoria de Herdgger dentro da prática e seu cuidado com o existir humano.

Essa maneira como ela se compreende e a tristeza que sente por isso são modos possíveis de realizações ônticas de caracteres ontológicos básicos da Dasein (existencial), n caso, “compreensão” e “afinação”. São maneiras concretas de compreender e de sentir si-mesmo e o mundo. (Sapienza, Bilê Tatit, 2007, pg. 19)

Aborda temas difíceis com maestria de quem consegui enxergar o sentido dos fenômenos, mostrando de modo simples e esclarecedor.

Trás a análise dos fenômenos por Husserl que propõe seu método de redução eidética que permite ir além da consciência de objetos individuais e concretos, a intuição dos eidos da coisa e redução fenomenológica que suspende concepções e julgamentos prévios do se deseja e se prende a evidência do que se apresenta a consciência. tendo sua preocupação que vai além do eminente a sua experiência de consciência empírica e sim parte da consciência que transcende a experiência – consciência pura – transcendental.

Proporciona uma leitura de Hedgger, onde permite compreender o seu sentido sem definições prévias.

A facilidade da existência é não ser suscetível de interpretação, mas também necessita de interpretação; ela é na interpretação.  (Sapienza, Bilê Tatit, 2007, pg. 27)

Neste contexto Bile trás que mesmo o pensar nas condições ontológicas de Dasein possibilite ao terapeuta um encantamento, sendo na clínica o compromisso com as ideias filosóficas em si, mas também o cuidado com o paciente – existência única daquele que nos procura.

A existência para o Daseinsanalyse é de que nenhum ser humano escapa, pois somos destinados a cuidar do nosso existir. A existência por um lado nos leva a sonhar e por outro lado não nos oferece garantias.

O Dasein existe no sentido de já sido, aquele que falta ser, o seu ser incompleto, mas que continue em sua abertura que se dá, ser – abertura para que continue a se dar, para que mais coisas venham ao seu encontro.

Em seu livro traz questões sobre a filosofia, exemplo clínico fictício, permitindo que suas ideias vão surgindo conforme vão aparecendo. Transitando e articulando na ontologia e na experiência existencial do terapeuta e cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (596.6 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com