TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Compromisso Ético Na Pesquisa

Por:   •  11/4/2023  •  Resenha  •  3.098 Palavras (13 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

Curso de Psicologia

O COMPROMISSO ÉTICO NA PESQUISA

Ana Beatriz da Silva Cardoso

Catarina de Azevedo dos Santos

Giovana de Moura Dantas

Giselle de Oliveira Fernandes

Juliana Esquerdo de Souza

Larissa Silva Carreiro dos Santos

Luana fulan da Silva frascino

Maria Silva Santos

Rio de Janeiro

Campus Nova América.

2022

Ana Beatriz da Silva Cardoso

Catarina de Azevedo dos Santos

Giovana de Moura Dantas

Giselle de Oliveira Fernandes

Juliana Esquerdo de Souza

Larissa Silva Carreiro dos Santos

Luana fulan da Silva frascino

Maria Silva Santos

 O COMPROMISSO ÉTICO NA PESQUISA

Trabalho apresentado à Universidade Estácio de Sá, Curso de Psicologia, como requisitos para obtenção de nota da disciplina Introdução à Psicologia.

Professora: Katia rodrigues

                       

     

Rio de Janeiro

Campus Nova América.

2022

SUMÁRIO[pic 2]

INTRODUÇÃO: 2 DESENVOLVIMENTO: 2.1: COMPROMISSO ÉTICO NO CAMPO CIENTÍFICO 2.2. A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA CEP/CONEP NA PROTEÇÃO DO PARTICIPANTE:3. O QUE ACONTECE COM OS PARTICIPANTES APÓS A PESQUISA CIENTIFICA 3.1 GARANTIR A PRIVACIDADE DOS PARTICIPANTES 3.2 GARANTIR ASSISTÊNCIA AO PARTICIPANTE E O RESSARCIMENTO DE GASTOS.3.3 PRESERVA SUA AUTONOMIA E COMUNICAR OS RESULTADOS DA PESQUISA. 4.PRINCÍPIO DA JUSTIÇA: 4.1: BENEFÍCIO AOS PARTICIPANTES: 4.2 ESTUDO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: 4.3: ESTUDO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CONCLUSÃO: REFERÊNCIAS.

INTRODUÇÃO

           Este trabalho teve como objetivo estudar o compromisso ético no campo científico, vimos a importância do conhecimento do conceito ético em pesquisa e todas as leis, resoluções e documentos que deve servir como um guia para que a pesquisa seja realizada dentro dos preceitos éticos.

           Desta forma, o pesquisador deve ter consciência e comprometimento com os voluntários; a final são vidas humanas e animas à disposição do projeto de pesquisa.

Foram estudados a Garantia da privacidade e assistência e a autonomia dos participantes e o sistema CEP/CONEP e CEUA

           E por fim, o último tópico o enfoque é sobre o princípio da justiça. Esse princípio garante a preponderação e equidade entre os participantes.

Para realização desse trabalho foram realizados pesquisa em internet e consulta do material do curso.

          2.DESENVOLVIMENTO

2.1 COMPROMISSO ÉTICO NO CAMPO CIENTÍFICO.

O compromisso ético no campo científico, é comprometimento da equipe de pesquisa com o voluntário; tendo consciência e responsabilidade durante a proposta e a realização de pesquisas; afinal trata-se de vidas humanas e animas à disposição do projeto de pesquisa. Se você já tomou algum antibiótico, vacina, fez alguma transfusão de sangue, quimioterapia ou usa algum produto cosmético, provavelmente se beneficiou da pesquisa com animais.

Mesmo possibilitando inúmeros avanços para a medicina e biologia, o seu uso é alvo de intensos debates éticos. Muitos testes em animais estão sendo substituídos em áreas com testes de toxicidade, neurociência e desenvolvimento de drogas, devido inovações da ciência e a campanha de cruelty free.

 Esse termo significa "livre de crueldade", o momento visa abolir o tanto quanto for possíveis testes ou atividades que visam a participação de animais em sua realização.

 A cadela Laika, foi o primeiro ser e a ir ao espaço, porém morreu sete horas após o lançamento por conta do superaquecimento da cabine ao entrar em órbita.

Tivemos também o curta "Salve Ralph" realizado pela instituição Humane Society International, viralizou ao criticar os maus tratos aos animais submetidos à testagens. Já na pesquisa com humanos, temos o exemplo do personagem Will do filme "A cinco passos de você" contem Fibrose Cística, uma doença rara genética que pode acometer os pulmões e cria vulnerabilidade a bactérias. Ele contrai uma bactéria chamada B. Cepacia, quase incurável e aceita fazer parte de um novo medicamento, na esperança de uma cura.

Nesse exemplo, podemos observar que uma pessoa com uma doença grave, sem cura e em situação de desespero pode facilmente se colocaria à disposição para participar de uma pesquisa com o teste de um novo medicamento que promete atuar justamente sobre os mecanismos dessa doença que a acomete.

2.2 • A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA CEP/CONEP NA PROTEÇÃO DO PARTICIPANTE.

Após o surgimento do Relatório de Belmont que apresentou normativas éticas para proteger os participantes, que incluía: Respeito às pessoas, Beneficência, Justiça e Não Maleficência. Princípios éticos que percorreram as pesquisas científicas e mudaram a Maleficência. Princípios éticos que percorreram as pesquisas científicas e mudaram a maneira de se tratar os voluntários participantes, passando a valorizar e proteger não maneira de se tratar os voluntários participantes, passando a valorizar e proteger não somente o participante como também os pesquisadores e toda a sua pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (732.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com