TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito De Neurodivergência Infantil E Seu Impacto Na Sociedade: Uma Análise Das Expectativas Parentais

Por:   •  10/10/2023  •  Artigo  •  3.049 Palavras (13 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]   

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

CURSO BACHARELADO EM PSICOLOGIA

O CONCEITO DE NEURODIVERGÊNCIA INFANTIL E SEU IMPACTO NA SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS PARENTAIS

Bruna Melo Chaves

Kaik Silva Dos Santos

Nicole Hellena Silva dos Santos

Resumo: Este artigo busca investigar as implicações da presença de crianças neurodivergentes nas famílias e como essa circunstância pode afetar diversos aspectos da vida dos familiares. A adaptação a essa realidade muitas vezes se configura como um desafio de grande magnitude, influenciando a rotina familiar, as relações entre os membros da família, as finanças, a saúde mental e outros aspectos importantes. O estudo analisa o impacto desses desafios sobre os membros da família responsáveis pelo cuidado das crianças com necessidades especiais, abordando as dificuldades que enfrentam diante dessa realidade. Além disso, sublinha a relevância da resiliência como uma resposta essencial diante dessas circunstâncias. Muitos familiares relatam um crescimento pessoal significativo ao enfrentar os desafios associados ao cuidado de crianças com necessidades especiais. Isso abrange a aquisição de um maior entendimento das necessidades da criança, o cultivo da empatia e do respeito pela diversidade, bem como a habilidade de superar obstáculos de forma eficaz. Este artigo sublinha que, mesmo diante dos desafios, as famílias têm a capacidade de evoluir e se fortalecer diante das dificuldades enfrentadas.

Palavras-chave: Neurodivergencias; Cognitivo; Família; Desafios.

Abstract: This article seeks to investigate the implications of the presence of neurodivergent children in families and how this circumstance can affect different aspects of family members' lives. Adapting to this reality is often a challenge of great magnitude, influencing family routine, relationships between family members, finances, mental health and other important aspects. The study analyzes the impact of these challenges on family members responsible for caring for children with special needs, addressing the difficulties they face in this reality. Furthermore, it highlights the relevance of resilience as an essential response to these circumstances. Many family members report significant personal growth as they face the challenges associated with caring for children with special needs. This encompasses acquiring a greater understanding of the child's needs, cultivating empathy and respect for diversity, as well as the ability to overcome obstacles effectively. This article highlights that, even in the face of challenges, families have the capacity to evolve and become stronger in the face of the difficulties they face.

Keywords: Neurodivergences; Cognitive; Family: Challenges; impact

  1. INTRODUÇÃO

O termo "neurodivergência" é uma extensão do conceito de "neurodiversidade" e se refere à condição de ter um sistema nervoso que funciona de maneira distinta daquela considerada neurotípica ou típica. A evolução da palavra "neurodivergência" está estreitamente conectada ao desenvolvimento do conceito mais amplo de neurodiversidade.

A socióloga e ativista australiana Judy Singer desempenhou um papel de destaque na divulgação do c "neurodiversidade" durante a década de 1990. Foi por meio de seus esforços que essa terminologia começou a se difundir.

Ao longo dos anos esse conceito tem ganhado cada vez mais espaço em debates acadêmicos, políticos e sociais, à medida que a compreensão das diferenças neurológicas e a importância da inclusão continuam a se expandir. Essa evolução na terminologia reflete uma mudança cultural mais ampla em direção ao reconhecimento e valorização da diversidade humana, abrangendo todas as suas formas, inclusive aquelas relacionadas ao funcionamento cerebral.

No entanto, mesmo com a crescente conscientização sobre a neurodiversidade e a aceitação de que as diferenças neurológicas são parte da diversidade humana, muitos pais ainda enfrentam desafios significativos quando seus filhos não se encaixam nas expectativas tradicionais da sociedade.

Segundo ELDER (2014) em sua citação sobre Freud, o  pensamento do “filho ideal” é um acontecimento profundamente arraigado na sociedade, frequentemente iniciando já durante o período de gestação. Os futuros progenitores, cercados por um misto de expectativas e ansiedades, muitas vezes se entregam à construção de sonhos em torno daquilo que seu bebê representará, formando visões de um futuro idealizado. Essas visões podem envolver a escolha de um nome que simbolize suas aspirações, a elaboração de planos brilhantes e a imaginação de um filho que materialize seus próprios sonhos não concretizados. Porém, quando a realidade se diferencia dessas projeções, o resultado e a quebra de expectativa podem desenvolver uma série de complexas consequências emocionais.

      Sabemos  o  quanto  a  família,  em  especial  os  pais,  idealizam o filho, imaginando como será o futuro, elaborando planos e gerando sonhos. Muitos escolhem inclusive o nome de seu bebê, imaginando que ele será um grande líder, um excelente médico, um grande jogador de futebol, e projetam seus próprios desejos e  possíveis  sonhos  não  realizados  naquela  criança  que  chegou,  trazendo  consigo  um  mundo  de  possibilidades,  de  esperanças  e  crenças  que  não  são  dela,  mas  dos  pais.  (SHINEIDR, 2018, p.46)

O sentimento de frustração, preocupação, ansiedade e tristeza geralmente surgem como as primeiras sensações diante da discrepância entre as expectativas idealizadas e o que é a realidade agora vista. Os responsáveis, que consideravam que seus filhos se ajustassem plenamente aos seus planos preconcebidos, podem sentir-se sem rumo ou desorientados e inadequados diante dessa situação não esperada. A negação, um dos sintomas mais recorrentes nesses momentos, pode se consolidar, levando à resistência em reconhecer a singularidade do filho e à tentativa de compelir o filho a se conformar com as expectativas parentais. Essa negação pode, por sua vez, ter repercussões significativas no desenvolvimento da criança, afetando sua autoestima, confiança própria e bem-estar emocional.

  1. JUSTIFICATIVA

            O propósito central deste artigo é aprofundar nossa compreensão das intricadas questões ligadas à neurodivergência e conduzir uma análise abrangente sobre como as expectativas dos pais afetam de maneira substancial a vida das famílias que têm filhos neurodivergentes. A neurodivergência é um termo que tem ganhado proeminência nos últimos anos e desempenha um papel vital na metamorfose cultural que está ocorrendo em nossa sociedade contemporânea. Esta mudança cultural enfatiza a importância de reconhecer e valorizar as variações neurológicas como componentes inerentes à diversidade humana, exercendo uma influência significativa em diversas esferas, desde a educação até a inclusão social. Nesse contexto em constante mutação, nossa pesquisa tem como meta oferecer uma contribuição de substancial importância para a compreensão e apoio das famílias que convivem com a neurodivergência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (206.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com