TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREUD E OS CONCEITOS: DESEJOS, PULSÕES, R.ECALQUE, PRINCIPIO DO PRAZER E PRINCIPIO DE REALIDADE

Por:   •  16/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

Freud e os conceitos de : desejos, Pulsão, Recalque , Princípios do Prazer e Princípios da Realidade.

Sigmund Schlomo Freud nasceu em 6 der maio de 1856 Friberg na Moraiva império Austríaco. Era filho de um comerciante Jacob Freud e de sua segunda esposa bem mais jovem Amália Nathason, a imagem materna influenciaria mais tarde, muitos dos estudos de Freud.

Formado em medicina e especializado em tratamentos para doentes mentais tornou -se o fundador da Psicanalise. Ele desenvolveu uma nova teoria, esta estabelecia que pessoas que não colocavam seus sentimentos para fora ficavam doentes, e se fechavam de tal maneira dentro da mente que depois de algum tempo esqueciam –se da existência.

Para Freud o desejo é capaz de colocar o aparelho psíquico em movimento, e que este movimento é regulado pelas sensações de prazer e desprazer. Na psicanalise para o sujeito administrar o conflito entre seus desejos e as proibições, passa a mobilizar alguns recursos psíquicos, colocando então o aparelho psíquico em movimento.

Segundo Freud não há uma maneira única de satisfazer o desejo, o que confere ao humano a sina de estar sempre insatisfeito. E em nome dessa insatisfação nasce a Pulsão.

A Pulsão, tal como construída por Freud nunca se dá por si mesma, nem a nível consciente, nem a nível inconsciente, sendo assim a Pulsão é a força que impulsiona o organismo para satisfazer o desejo. O objetivo da pulsão é sempre satisfazer o desejo.

Outro conceito de Freud é o Recalque, suprimir o desenvolvimento do afeto constituiu a verdadeira finalidade do Recalque, e que seu trabalho ficara incompleto se essa finalidade não for alcançada. O Recalcado provoca ruptura entre o afeto e a ideia a qual ele pertence. Sendo o Recalque um desejo que não pode ser realizado, ele acaba sendo um mecanismo patogênico de todas as neuroses, ele instaura um conflito no sujeito de não ter e não poder fazer tudo que deseja.

O Recalque pode ser primário quando o inconsciente da repressão é constituído ou secundário quando envolve uma rejeição as representações inconscientes. O Recalcado transfere para o próprio organismo as dores do inconsciente, ou transforma –os em sonhos e outros sintomas neuróticos.

Os conceitos de: Principio do Prazer e Princípio da Realidade foram elaborados por Freud em 1911, esses dois conceitos regem o funcionamento do aparelho psíquico segundo o psicanalista.

Princípio do Prazer: é querer imediatamente algo satisfatório e querer cada vez mais, é a tendência que em busca da descarga imediata de energia psíquica, não querer saber de mais nada, nem do real nem do outro. O Princípio do Prazer busca exclusivamente pela satisfação do desejo a qualquer custo sem pensar nas consequências.

O Princípio da Realidade: nos faz compreender e aceitar que nem tudo, o que se deseja é possível e que se for possível nem sempre é imediato, impõe-nos os limites internos e externos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com