TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Psicoterapia

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

Definir psicoterapia se torna complexo por o termo possuir vários significados, que transitam de suas características essenciais à sua função.

Segundo o Dicionário Michaelis, por exemplo, encontramos um significado referente à sua aplicação no campo médico: “um tratamento por métodos psicológicos por meio de um conjunto de técnicas que visam tratar moléstias mentais por persuasão, sugestão, psicanálise, atividades lúdicas ou de trabalho.” No Dicionário Técnico de Psicologia (CABRAL, NICK, 1982) encontramos um significado referente à “aplicação de técnicas especializadas ao tratamento de distúrbios mentais ou aos problemas de ajustamento cotidiano”. Já no Dicionário de Psicologia Prática (Lima, s.d) encontramos o que pode ser definida como “o tratamento dos problemas e transtornos psíquicos do indivíduo por meios psicológicos. O tipo de psicoterapia deve variar segundo a natureza dos problemas do enfermo, o diagnóstico, a idade, maturidade, situação familiar e social. Existem três formas gerais de psicoterapia individual, coletiva (ou de grupos) e institucional (realizada em casas de saúde, ou outras instituições que costumam ter internos”.

Cada abordagem psicoterápica define a psicoterapia da forma como será trabalhada, ou seja, na sua característica principal e também cada uma terá uma função específica, como por exemplo a abordagem Cognitiva tem a função de mudar os processos de pensamento irracional, e obviamente a psicoterapia será fixada nessa função.

Em uma explicação mais ampla do que é a psicoterapia encontramos conceitos como um tratamento colaborativo, onde paciente e psicólogo trabalham juntos para resolver questões desejadas e uma das principais ferramentas utilizadas na psicoterapia é a fala, pois é através dela que o paciente poderá expressar todos os seus pensamentos. Com a ajuda do psicólogo é possível identificar as causas e padrões comportamentais que possam estar afetando o bem-estar. Não há restrições acerca de quem pode ou não fazer psicoterapia. Ela é indicada para todas as idades, e não deve ser vista como uma prática apenas por quem apresenta distúrbios emocionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com