TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceituar os Termos Abaixo Através do Filme

Por:   •  23/2/2023  •  Abstract  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 4

Conceituar os termos abaixo através do filme. O jovem Dr. Freud.

Link para o filme: https://youtu.be/UocCaC-z8F8

Freud

O mais velho de 7 filhos nascido em Viena, e sonhava com a fama. Se dedicou às ciências, trabalhou em laboratórios, em hospitais ao se formar como médico e se especializou como neurologista. Se tornou o psicanalista, ou melhor, o “pai da psicanálise”, que descobriu o método científico de estudar o inconsciente. Sempre foi visto como um grande estudioso, ao se casa tinha hábitos comuns, cuidava da aparência, amava a família, gostava de charutos. Teve sua vida findada devido ao câncer.


Hipnose

Método utilizado por Freud, Charcot e Breuer para tratar de seus pacientes (principalmente as mulheres histéricas). Tinha como objetivo incitar os pacientes a contar suas histórias em transe hipnótico, foi o primeiro meio utilizado por Freud para buscar o acesso ao inconsciente. Mas Freud notou que não era eficaz e os resultados não duravam.


Cocaína

Forte analgésico que exibia resultados positivos no tratamento da depressão, Freud, focou por um bom tempo seus esforços no estudo da droga e não anteviu que a mesma causava vício. Freud escreveu um ensaio sobre a droga, a prescreveu para si mesmo, familiares e amigos. Quando descoberto a potencialidade de vício pela substância por outros cientistas, os estudos de Freud sobre a cocaína foram interrompidos.


Sexualidade

Freud sempre notava em seus pacientes um conteúdo sexual presente em suas análises. Esse tema foi até o que fez Breuer e Freud romperem a sua parceria de trabalho. Freud se convenceu que a histeria não surgia de qualquer experiência traumática, e sim, de uma experiência sexual traumática na infância. A sexualidade que ele se referia não era o ato sexual em si, mas questões sexuais que nos acompanham em toda a vida, desde a infância. Ele usou a opressão do desejo sexual como a mesma opressão em relação a outros desejos, e isso gerava os traumas sexuais.


Martha

A mulher que encantou Freud, na qual o mesmo escreveu cartas e a chamava de princesa, dois meses depois se tornou noiva de Freud. Foi o primeiro amor de Sigmund e se tornou a sua esposa e mãe de seus 6 filhos. Devotada a família e ao lar, muito responsável financeiramente também.


Histeria

 Ao se especializar como neurologista, a princípio, Freud tratava a histeria com choques elétricos como todos os profissionais dessa área na época, seu diferencial no tratamento da histeria, se iniciou a partir do uso da hipnose.


Judaísmo

Freud nasceu em uma família de judeus, e aos 35 anos, recebeu do seu pai a bíblia da família para que se lembrasse da herança judia. Freud não se interessava pelos rituais e festividades judias. Não foi criado como judeu praticante e celebrava festas como natal, mas carregava a identidade judia. Ele desafiava as normas antissemitas e buscava provar ao mundo que um judeu poderia ser um grande homem.


Breuer

Médico conceituado e bem sucedido no qual Freud buscou ajuda quando notou que a eletroterapia não ajudava no tratamento da histeria. Breuer também utilizava da hipnose. Freud batizou sua filha com o nome da mulher de Breuer devido à proximidade dos dois.


Método Catártico

Para Freud, os pacientes possuíam certo transtorno, como a histeria , devido a repressão de algum trauma, e a cura desse transtorno seria através da tomada de consciência, ou seja, reviver o trauma, esse meio seria através da fala, então o paciente seria curado ao falar sobre o trauma que viveu. Ou seja, trazer a informação do inconsciente para o consciente.


Método da Associação Livre

Método desenvolvido por Freud após abandonar a hipnose. Ele incentivava os seus pacientes a falarem tudo que viesse à mente, para que assim pudesse ser feita a livre associação. Os pacientes deveriam estar comprometidos a dizerem tudo que estivessem pensando, sem filtros. Dando o paciente a autonomia de se tornarem fontes de informação. Ele perguntava se o paciente queria se curar, não o mandava a partir desse método. Interpretava o presente através de fragmentos do passado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (288.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com