TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre o Filme Aurora (Afetação Através dos Gestos)

Por:   •  20/6/2016  •  Resenha  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia Contemporânea

Psicologia/ 2º Período

Trabalho sobre o filme Aurora

O corpo fala

     A tecnologia invadiu todos os campos da vida, sendo utilizada tanto para otimizar as tarefas do dia-a-dia quanto nas formas de lazer. Uma das formas de entretenimento mais comum atualmente são os filmes, que viraram superproduções elaboradas em que são gastos milhões para criarem efeitos visuais e de alguma forma tentar impactar o telespectador.  Em meio a essa modernidade, o simples pode ser muitas vezes considerado ultrapassado.  

     Ao assistir o filme “Aurora”, de 1927, um filme mudo, em preto e branco e sem se utilizar de nenhum grande efeito visual, vemos uma perspectiva oposta.  É fascinante como as emoções são apresentadas pelos personagens e como o telespectador se vê abraçado pela história. As situações não são verbalizadas, portanto o enredo é acompanhado pela dimensão dos gestos e expressões, que de forma pura demonstram os sentimentos e  envolvem tanto quem assiste a ponto deste verdadeiramente sentir alegria nos momentos de felicidade e ansiedade e angústia nos momentos tristes. Explorar essa dimensão do gesto é uma riqueza muito grande, pois quando nos utilizamos somente da fala algo sempre se perde, não podemos transmitir cem por cento algo sentido por meras palavras. O filme ao se utilizar dessa perspectiva estética que vai muito além da palavra se faz muito claro, com sua história bem nítida e com uma capacidade incrível de produzir afetação.

     Em comparação com os filmes atuais, vemos como estes apelam para atingir a subjetividade das pessoas, tentando prender a atenção a todo o custo com o uso de artifícios como efeitos, explosões, cenas de sexo, apresentação incessante de objetos do desejo (carros luxuosos, roupas de marca, etc.). Enquanto  um filme mudo, na sua simplicidade, envolve e imprime em quem o assiste sua marca. Ele não precisa de vozes, ou de efeitos, pois o próprio corpo fala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com