TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cérebro de Hugo

Por:   •  5/7/2016  •  Resenha  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  7.823 Visualizações

Página 1 de 2

O cérebro de Hugo

O filme tem por assunto o Autismo, mais especificamente o Autismo Asperger-Síndrome de Asperger que é mais forte que o transtorno autista comum.

O Autismo Asperger é uma condição psicológica do espectro autista caracterizada por dificuldades na interação social e comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos; o que desencadeia esta síndrome no individuo ainda é desconhecida pela ciência, muito embora acredite-se que sua causa esta presente na genética,ou seja, nasce-se autista o transtorno é de origem biológica. Para Freud o Autismo é uma doença psicológica de trauma de infância.

O filme trás a história de um personagem fictício Hugo, um menino que logo ao nascer seus pais percebem que ele é diferente, ele possui dificuldades para interagir com seus pais, chorava sem parar, e possuía comportamentos estranhos como por exemplo tirar todos os livros da prateleira e joga-los no chão da sala.

Hugo passa por inúmeras dificuldades na escola, não possui amigos, as outras crianças o acha estranho por seu modo de falar e andar, seu aprendizado é diferenciado do das outras crianças sendo um gênio em matemática e no piano, o que faz com os professores não entendam Hugo seu jeito de ser diferenciado dos demais.

Alem de retratar a realidade da vida de Hugo e sua dificuldade de viver como uma criança normal ter amigos e relacionamentos, o filme também trás depoimentos de outros autistas Asperger e familiares trazendo à tona a dificuldade que estas pessoas possuem para construir relacionamentos, viver em sociedade, arrumar um trabalho e como são rejeitados e muitas vezes tidos como retardados, quando na realidade são grandes gênios.

Muito alem de retratar a historia de Hugo e se evolução na vida e musica, e as declarações reais de vida das outras pessoas autistas o filme mostra a história dos tratamentos psicológicos, evidenciando os principais psicólogos que trabalharam no autismo e desenvolveram métodos de minimizar o transtorno e a cada dia tirar a pessoa autista de sua prisão interior.

Ainda trás criticas ao sistema de ensino que rejeita as crianças autistas devido a sua dificuldade de aprendizado, e as remetem ao hospital psiquiátrico de dia onde se tem crianças de diferentes deficiências, onde não se importa com a educação e é totalmente sem estrutura de ensino, chegando muitas vezes a crianças regredir no que já aprenderam até o momento, ou demonstrar outros transtornos que não possuíam antes de serem remetidos ao hospital psiquiátrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com