TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENHO NA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGOGICA

Por:   •  20/6/2019  •  Monografia  •  3.265 Palavras (14 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 14

CICEP CURSOS

PÓS-GRADUAÇÃO

PSICOPEDAGOGIA

O DESENHO NA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGOGICA

Nome:                    

SOLANGE ROSA DOS SANTOS

JAQUELINE FREITAS SILVA FERREIRA

Trabalho realizado ao curso de Psicopedagogia para a apreciação da orientadora: Mayara Medeiros

São Paulo

2019

Sumário

 1. Introdução, resumo, metodologia.......................................................04

 2. O desenho na avaliação psicopedagogica........................................05

 3. O desenho como forma de comunicação...........................................06

 4. Desenvolvimento e evolução da produção gráfica............................07

5. Projeção e Estrutura e expressão do desenho....................................08

6. Desenho como instrumento de análise...............................................09

7.Conclusão...........................................................................................10

8. Referências bibliográficas......................................................................11

04

1. Introdução

  O desenho é algo natural para a criança, seja numa folha de papel, quadro, ou até mesmo nas paredes de casa, entre outros. O desenho é um meio e expressão da criança,de seus sentimentos e subconsciente, é um meio de se comunicar com ela mesma e um meio de compreendê-la.

Por meio do desenho ela nos conta histórias, o modo como ela enxerga o mundo, o meio em que vive, a si mesma e a forma comoela lida com isso, tem uum papel de profunda importância no desenvolvimento da criança.

                                                     RESUMO

Esta obra busca investigar o desenho infantil em uma visão ampla, desde sua simplicidade até onde cada traço da simplicidade significa, e que dentro de um contexto pode nos oferecer revelações e a possibilidade de traçar estratégias de intervenção.

                                                  METODOLOGIA

Neste trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas que serviu de ferramenta para a investigação dos meios de diagnóstico e intervenção.

05

                         O desenho na avaliação psicopedagogica

Segundo (Bossa, 2000) a psicopedagogia não tem seus alicerces somente na pedagogia e psicologia, mas também na psicanálise que se trata do inconsciente, por meio de representações, simbolos a fim de nos fazer entender seus desejos, se apoia também na psicologia social, que se trata das relações de grupo, familiar e institucional, apoiando-se também na epistemologia e a psicologia genética que é o processo de construção do conhecimento, se apoia na linguistica que é a compreensão da linguagem, o que caracteriza o humano e o cultural, se apoia também na neuropsicologia, onde nos possibilita a compreensãodos mecanismos cerebrais, assim aprimorando as atividades mentais nos levando a um maior conhecimentodas evoluçõesocorridas no plano psíquico.

A psicopedagogia  tem um papel preventivo,tem o objetivo de amenizar defasagens na aprendizagem e acaba com transtornos que o sujeito possui por meio de um procedimento clínico, que neste caso o psicopedagogo necessita ter um conhecimento de sua subjetividade em relação aos outros, compreender a transformação e evolução do sujeito, para isso precisa se apoiar em teorias para obter um maior conhecimento de como ocorre a aprendizagem, e ter em mente o significado de ensinar e aprender.

                                                                                                                       06

                                     O desenho como forma de comunicação

O desenho foi uma das primeiras tentativas de se comunicar, noticía de que iniciaram na época pré-histórica, foram descobertos desenhos em diversos locais da Europa, África e Ásia há mais ou menos dezoito mil anos.

Os desenhos em sua maioria eram de animais, pois era um período onde predominava a caça. Esses homens achavam que ao desenhar um animal ele possuia domínio sobre o animal desenhado, não considerava um símbolo e sim um raciocínio mágico.

No Egito o desenho tinha relação com a religião, eram feitos apar enfatizar a potestade de um faraó, acreditavam que o desenhos aseguravam a imortalidade de seu espírito e poder.

O desenho sempre foi um meio de expressão de sua cultura e sempre fez parte da humanidade. É uma forma de linguagem, com o passar do tempo o homem foi aperfeiçoando esse meio de comunicação, então surgiram os pictogramas (desenhos que determinam uma ideia, sem ter relação com a linguistica, era usado para exemplificar um acontecimento real, o que marcou a revolução do homem e de sua escrita.

Precisavam comunicar ideias abstratas, então surgiu a escrita, inicialmente representava objetos, depois surgiu a escrita ideografica que era  representação das reflexões e objetos por imagens diferentes, o que progrediu para escrita fonética. Cada ideograma pode representar varias noções abstratas, o que pode-se observar no desenho das crianças também,onde esses ideogramas se transformam em representações do meio em que elas vivem, onde o desenho exerce papel de extrema importância em sua cultura.

                                                                                                                       07

                          Desenvolvimento e evolução da produção gráfica

A grafia é fomentada por conceitos psicológicos e estéticos, então no século XIX psicológos tornaram públicas observações sobre o desenho infantil, a forma de pensar e ver de uma criança, porém, por meio de estudos Karl Lamprecht, entre os anos de 1901 e 1904 pesquisou vários desenhos de crianças de culturas e nacionalidades diferentes e idades diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com