TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE

Por:   •  23/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.616 Palavras (11 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE IBIRAPUERA

PSICOLOGIA / NOITE

PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS

PERSONALIDADE

São Paulo

2017


GIOVANA DE CARVALHO PASTORE RANGEL

MARYAH LUZ RIBEIRO

MAYARA NOEMIA ROSA

MICHELLE CAETANO

NAIARA FAGUNDES GUIMARÃES

NAIMY DIAS

PERSONALIDADE

Trabalho apresentado para a disciplina de Processos Psicológicos básicos, do curso de Psicologia da Universidade Ibirapuera, como exigência parcial para obtenção de nota, sob a orientação da Professora Cibele.

São Paulo

2017


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        A PERSONALIDADE        2

2.1.        A formação da personalidade        2

2.1.1.        A hereditariedade        2

3.        TEORIAS DA PERSONALIDADE        4

3.1.        Teoria constitucional de Sheldon        4

3.1.1.        Endomórfico:        4

3.1.2.        Mesomórfico:        4

3.1.3.        Ectomórfico:        5

3.2.        Teoria psicanalítica de Freud        5

3.2.1.        Fase oral        6

3.2.2.        Fase anal        6

3.2.3.        Fase fálica        7

3.2.4.        Fase de latência        7

3.2.5.        Fase genital        7

3.2.6.        ID        7

3.2.7.        EGO        7

3.2.8.        SUPEREGO        8

3.3.        Teoria Humanista de Rogers        8

3.4.        Teoria da aprendizagem        8

4.        CONFLITO, FRUTRAÇÃO E AJUSTAMENTO        10

5.        CONCLUSÃO        11

6.        BIBLIOGRAFIA        12


  1. INTRODUÇÃO

  1. A PERSONALIDADE

O livro “Psicologia Geral” dos autores Elaine Maria Braghirolli, Guy Paulo Bisi, Luiz Antônio Rizzon e Ugo Nicoletto, editora Vozes, que está na sua 36° edição, nos deu direcionamento para trazer como objeto de estudo a Personalidade.

A personalidade de um ponto de vista do senso comum é refletiva através de uma característica do sujeito, que impacta e que faz com que vire um ponto de referência na pessoa, como por exemplo, “aquela menina tem uma personalidade bruta”, isso significa que aquela menina tem como característica ser hostil a certas coisas ou pessoas, também temos quem fale “meu filho tem personalidade forte”, o que se entende como o garoto ser um homem de opinião formada, que sabe o que quer.

Para a Psicologia, a personalidade não se limita a isso. Diversos autores ao longo da história tentaram definir o que é personalidade, e essas tentativas deram base epistemológica para princípios conceituais, são eles: Princípio da Globalidade; Princípio Social; Princípio da dinamicidade; e Princípio da individualidade, que basicamente são formas de explicar a personalidade considerando determinados fatores. Para os autores, a personalidade “é o conjunto de todos os aspectos próprios do indivíduo pelos quais ele se distingue dos outros”, ou seja, a personalidade é o que nós somos, como pensamos, como reagimos ao mundo, é algo subjetivo, algo nosso, que nos define e nos caracteriza.

  1. A formação da personalidade

A formação da Personalidade está embasada em dois fatores, o fator genético e o fato ambiental.

O fator genético está ligado à biologia, ou seja, todo indivíduo já nasce com características dos pais, e para essa linha teórica, a personalidade já vem junto com essas características e se desenvolve na maturação.

Já o fator ambiental, considera que o sujeito desenvolve sua personalidade conforme tem relações com o meio, até mesmo desde a vida intrauterina.

  1. A hereditariedade

Segundo pesquisas, temos 46 cromossomos, divididos em 23 pares, sendo metade da mãe e metade do pai, nesses cromossomos, são encontrados genes, que são responsáveis pela transmissão das características dos nossos pais para nós quando nascemos, essa herança genética chama-se hereditariedade.

A hereditariedade influência a personalidade de duas formas, através da hereditariedade da espécie e a hereditariedade individual.

A hereditariedade da espécie é o conjunto de estruturas orgânicas que nos possibilita ou não de fazer algo, por exemplo, para um peixe, essas estruturas fazem com que ele viva debaixo da água, já para nós seres humanos, se ficarmos por um grande período debaixo da água, morremos. Nós humanos temos milhares de estruturas que nos possibilitam a fazer o que fazemos, e isso já nos diferencia de outras espécies, agindo já diretamente a nossa personalidade, pois temos estruturas que nos permite memorizar, pensar, refletir, etc..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (187.7 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com